Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
25/02/2025 - 16h37min

Deputados destacam porto de São Francisco e cultivo saudável de alimentos

Imprimir Enviar
Deputado Maurício Peixer
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

Integrante do PL destacou a importância do Porto de São Francisco do Sul para a economia do estado, enquanto membro do PT elogiou o lançamento, pelo Sebrae, do Programa Bem Cultivar na sessão de terça-feira (25) da Alesc.

“Um dos motores da economia do estado, o Porto de São Francisco do Sul, um gigante logístico, consolidou seu papel estratégico no desenvolvimento de Santa Catarina”, afirmou Maurício Peixer (PL), acrescentando que o porto movimentou 17 milhões de toneladas de cargas em 2024.

O representante de Joinville ressaltou os investimentos do governo do Estado no setor de portos, no valor de R$ 54 mi, e lembrou das obras de dragagem no porto de São Francisco, que devolveu ao canal a profundidade de 14 metros, necessária para grandes navios atracarem.

“É o porto mais premiado do Brasil, reconhecido em três categorias, isso é um atestado de excelência dos profissionais que lá atuam”, declarou Peixer, informando em seguida que o lucro do porto em 2024 foi de R$ 26 mi.

Já o deputado Padre Pedro Baldissera (PT) anunciou o lançamento, pelo Sebrae, do Programa Bem Cultivar, cujo objetivo é auxiliar os agricultores a fazer a transição do cultivo tradicional para a produção de alimentos saudáveis.

‘Inicialmente 300 famílias receberão a capacitação para a transição’, informou o ex-prefeito de Guaraciaba, que ponderou as dificuldades da transição. “Passar por esse processo requer muita dedicação, comprometimento e muita vontade."

Frente Parlamentar da Apicultura
Padre Pedro convidou os colegas para a reinstalação da Frente Parlamentar da Apicultura e Meliponicultura, que acontecerá no final da tarde desta terça-feira, na Assembleia Legislativa.

“É o momento de olharmos com carinho para esta estratégica atividade, para mim é a atividade mais importante, não existe outra atividade tão importante quanto, porque cuidar da abelha é cuidar da vida, da vida de todas as espécies que se dão e acontecem no nosso planeta”, discursou o parlamentar, aludindo ao papel essencial das abelhas na polinização.

Tiago Zilli (MDB) apoiou o colega.

“Aprendi a gostar da apicultura nas feiras que o senhor promoveu, pode contar com a gente”, afirmou Zilli.

LHS 85 anos
Lunelli (MDB) lembrou na tribuna a passagem do aniversário natalício do ex-governador Luiz Henrique da Silveira, celebrado em 25 de fevereiro.

“O seu legado segue vivo, inspirado naqueles que acreditam em uma política séria, eficiente e voltada para o desenvolvimento. Foi um estadista e um líder visionário que dedicou sua vida ao desenvolvimento de Santa Catarina”, argumentou Lunelli, que contou aos colegas que foi LHS quem assinou sua ficha de filiação ao MDB.

Luiz Henrique foi duas vezes prefeito de Joinville, deputado estadual de 1971 a 1975, deputado federal, ministro da Ciência e Tecnologia no governo de José Sarney, senador e governador do estado duas vezes.

“Que a memória de LHS siga viva em nossos corações e ações e seu exemplo continue nos inspirando”, encerrou.

Tiago Zilli acompanhou o companheiro de bancada e também homenageou o maior líder dos emedebistas catarinenses citando um discurso de LHS no qual destacava a necessidade de mudar. “Aqueles que não conseguem mudar suas mentes não conseguem mudar mais nada.”

Segurança jurídica e ambiente de negócios
Lunelli criticou a insegurança jurídica e a instabilidade no ambiente de negócios causada, principalmente, pela mudança constante de regras, decisões judiciais contraditórias e excesso de burocracia.

“Qual a mensagem que o país está passando? Que aqui não se pode confiar na lei, que o estado pode mudar as regras do jogo a qualquer momento”, lamentou.

MDB de Itapoá na oposição
Sargento Lima (PL) apontou que o MDB de Itapoá é oposição e questionou os espaços que o partido ocupará no governo do Estado. Lima lamentou ter sido ignorado pela presidência da Câmara de Vereadores de Itapoá, além de ter sido impedido de falar da tribuna, apesar de pedido formal de vereador do Partido Liberal.

O deputado lembrou que uma vereadora do PL acusa o prefeito local de agressão e relacionou o tratamento deselegante que recebeu na Casa do Povo de Itapoá ao episódio denunciado pela vereadora.

 

Vitor Santos
AGÊNCIA AL

Voltar