Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
22/03/2023 - 17h01min

Deputados destacam dias da água e de conscientização sobre epilepsia

Imprimir Enviar

FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

Integrantes do Psol, MDB, Novo e PSDB destacaram a passagem do dia mundial da água (22) e do dia mundial de conscientização sobre a epilepsia (26) durante a sessão de quarta-feira (22) da Assembleia Legislativa.

“Dia 22 de março é dia de sensibilização sobre a importância da água, tão fundamental para a vida, o dia de esforço para que a população planetária saiba que esse é um dos principais elementos da vida, tanto é que todas as investidas de busca de vida em outros planetas começam pela busca da água. A gente percebe que a humanidade no uso extensivo dos recursos vem trazendo uma série de impactos, algumas irreversíveis sobre este bem”, ponderou Marquito (Psol).

O deputado alertou que a análise de 40 pontos na vertente Atlântica de Santa Catarina identificou que 18 não atendem os parâmetros de qualidade exigidos. E dos 237 pontos de coleta de águas das praias, 85 não estão próprios para banho.

“Cada um precisa fazer a sua pequena parte”, defendeu Marquito.

Lunelli (MDB), Matheus Cadorin (Novo) e Emerson Stein (MDB) concordaram com Marquito.

“Todo mundo acha que a água não tem fim e quando vejo a falta de cuidado com a natureza, isso me incomoda muito, somos defensores da natureza e da água, precisamos conscientizar a nossa população”, admitiu Lunelli, que apresentou indicação ao Executivo para desassorear os rios Itajaí-Açu e Itajaí do Oeste, no Alto Vale do Itajaí.

“É preciso prevenir, trabalhar muito fortemente no desassoreamento de rios”, assentou Emerson Stein.

“Hoje é dia de conscientizar sobre a importância do uso correto e sustentável dos recursos hídricos”, avaliou Cadorin, acrescentando que a falta de tratamento de esgoto e o não acesso à água tratada causa doenças, diminui a escolaridade e desacelera o crescimento econômico.

Já o deputado Dr Vicente Caropreso (PSDB) repercutiu na tribuna a passagem, dia 26, do dia mundial de conscientização sobre a epilepsia.

“A epilepsia é caracterizada por crises epilépticas e risco de voltarem, a chamada recorrência. É uma descarga neuronal anômala no cérebro, um curto circuito, então tratar a doença significa muito, estão em jogo a segurança e a qualidade de vida do paciente com uso de medicamentos”, explicou o médico neurologista.

Dr Vicente lembrou que o SUS atende integral e gratuitamente às pessoas com epilepsia, mas o sistema ainda não dispõe de uma oferta variada de medicamentos.

“Uma senhora, atendida desde 1994, passou algum tempo com dificuldade de adquirir remédios mais eficientes, mas depois de muito tempo conseguimos fazer um tratamento que praticamente encerrou as crises. Agora entraram na Justiça e retiraram esse direito de receber do poder público. Terá de conviver com as crises”, lamentou o parlamentar.

Parabéns à Polícia Civil
Sargento Lima (PL) apresentou moção de aplauso à Polícia Civil de Joinville pela prisão de um indivíduo que atuava na lavagem de dinheiro do tráfico.

“Quero parabenizar a Polícia Civil, em especial a DIC de Joinville, em ação conjunta com a Polícia Civil do Paraná prenderam um indivíduo que utilizava o dinheiro do tráfico em imóveis na faixa litorânea e revenda de automóveis de luxo. Quando retiramos um traficante das ruas estamos aliviando a vida dos pais. Que Deus todo poderoso esteja com vocês em cada diligência”, discursou Lima.

Marcha da maconha
Jessé Lopes (PL) voltou a criticar a realização da marcha da maconha, exibiu imagens de manifestantes fumando durante a marcha e pediu para o Conselho Tutelar acompanhar a marcha, assim como a Polícia Civil.

“A Polícia Civil precisa fazer um trabalho mais ostensivo”, propôs Jessé.

CPI do Lixo
Sargento Lima defendeu na tribuna requerimento de sua autoria que propõe a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o escândalo do lixo.

“Consegui sete assinaturas, não mais do que isso”, confessou Lima, que questionou se não há recursos do estado ou de emenda parlamentar no escândalo.

Faixa para motoboys
Sérgio Guimarães (União) noticiou que esteve em Brasília reivindicando a implantação de faixa exclusiva para motociclistas na BR-101 e na BR-282 (Via Expressa).

“Já existe em São Paulo, são faixas de 0,90 cm que trazem segurança para o usuário”, apontou Guimarães.

5G liberado
Jair Miotto (União) informou que o sinal de celular 5G já está liberado em 30 municípios catarinenses, mas que ainda falta a infraestrutura necessária.

“Estamos trabalhando para que a legislação nos municípios seja adaptada e fizemos uma rodada de encontros com presidentes do Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas e Ministério Público e oficiamos as operadoras para que instalem prioritariamente nos poderes as antenas indoor”, anunciou Miotto.

Acidentes de trabalho
Neodi Saretta (PT) lamentou que em 2021 Santa Catarina registrou 160 mortes por acidente de trabalho.

“Significa uma morte a cada dois dias, precisamos de ações mais efetivas e uma união de esforços para diminuirmos essa triste estatística”, pontuou Saretta, que anunciou a criação da Frente Parlamentar da Saúde do Trabalhador.

Revitalização da SC-283
Saretta pediu ao Executivo estadual que não deixe parar as obras de revitalização da SC-283, que liga Concórdia a Chapecó.

“Se fala da possível paralisação das obras de revitalização da SC-283. O governo passado fatiou a obra, ficou três anos tentando licitar, tem um trecho que está andando devagar, mas está andando, mas as empresas estão anunciando que se não tiver pagamento, as obras vão parar”, alertou Saretta.

Ponte do Pontal
Marcos da Rosa (União) apoiou na tribuna reivindicação dos vereadores de Laguna para a construção de uma ponte ligando a comunidade do Farol de Santa Marta a Laguna.

“Há muitos anos aquele povo luta para ligar o Farol de Santa Marta com o restante de Laguna, até hoje tem de realizar a travessia pela balsa”, criticou Marcos da Rosa.

Falta efetivo
Marcos da Rosa relatou visita que fez ao Comando da PMSC e alertou para a falta de efetivo. Segundo o deputado, Blumenau, com mais de 360 mil habitantes, tem apenas 209 policiais.

“Falta efetivo para fazer o atendimento à população e o policiamento ostensivo, a sensação de insegurança é muito grande, não adianta falar que gosta do policial, enquanto temos este déficit de mais de mil policiais”, reclamou.

 

 

Vítor Santos
Agência AL

Voltar