Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
02/06/2022 - 11h45min

Deputados destacam a posse do novo conselho da Abrasel-SC

Imprimir Enviar
Deputado Osmar Vicentini (União) em pronunciamento na tribuna
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

Deputados de diversos partidos políticos tomaram a palavra durante a sessão plenária da manhã desta quinta-feira (2) para destacar a posse do novo conselho da Associação de Bares e Restaurantes de Santa Catarina (Abrasel-SC), ocorrida na noite de ontem.

Osmar Vicentini (União), que participou da solenidade, apresentou votos de sucesso à Juliana Mota Debastiani, que sucedeu Raphael Dabdab na presidência da entidade. “Que faça um bom trabalho, que tenha a proteção divina de Deus, e que traga bem-estar para a sociedade.”

O deputado Maurício Eskudlark (PL), que na condição de vice-presidente da Alesc representou o Parlamento estadual no evento da Abrasel-SC, observou que a nova dirigente, que é empresária do ramo de alimentação, deve dar prosseguimento ao bom trabalho realizado na associação por Raphael Dabdab.

Já Valdir Cobalchini (MDB), destacou a importância da atuação da entidade na representação de um segmento significativo para a economia do estado. “Faço aqui os nossos cumprimentos. A nova presidente já demonstrou a vontade de manter um diálogo franco e aberto com a Assembleia. E me coloco à disposição para que possamos debater e construir as pautas para esse setor, que representa milhares de empregos em Santa Catarina.”

Guabiruba e Botuverá
Osmar Vicentini anunciou que no próximo dia 9, às 19 horas, acontecerá uma sessão especial na câmara de vereadores de Guabiruba em homenagem aos 60 anos de emancipação político-administrativa do município.

Conforme o parlamentar, na ocasião também será destacada a criação do município de Botuverá, que juntamente com Guabiruba, emancipou-se de Brusque no mesmo ato político.

Vicentini observou, entretanto, que por conta da origem comum dos dois municípios, uma área legalmente atribuída a Guabiruba vem sendo administrada por Botuverá. Ele solicitou a intermediação da Assembleia Legislativa para resolver o impasse. “Faço meu pedido, quero solucionar o problema, ter um caminho legal”, disse.

Em resposta, Maurício Eskudlark o aconselhou a buscar um acordo entre as duas administrações municipais e, na sequência, solicitar um ato do governo do Estado para normatizar a questão.

Luiz Henrique e MDB
Outro destaque da tribuna foram os pronunciamentos em lembrança ao ex-senador Luiz Henrique da Silveira, cuja vida e trajetória política foram tema de um documentário, exibido na manhã de ontem em Florianópolis.

O deputado Valdir Cobalchini, que assistiu à exibição da peça, qualificou Luiz Henrique como um dos maiores expoentes políticos do estado e do país, tendo atuado como prefeito de Joinville, governador do Estado em duas oportunidades, deputado federal por cinco mandatos e também senador, cargo no qual faleceu, no dia 10 de maio de 2015. “A liderança do sempre governador Luiz Henrique sempre transcendeu a questão partidária. O seu nome sempre foi muito maior do que o seu partido [o MDB]”, disse.

Outros deputados também se manifestaram em memória de Luiz Henrique. “Temos um grande agradecimento pelo que fez por nós e pelas ideias de bem-estar para a população. Foi um grande homem, que tem que ser sempre lembrado pelos catarinenses”, declarou Osmar Vicentini.

“Quero registrar minha admiração pelo político e pelo ser humano que foi”, disse, por sua vez, Maurício Eskudlark.

Ainda em seu pronunciamento, Cobalchini sugeriu que o espírito de liderança de Luiz Henrique esteve presente durante a apresentação do documentário e auxiliou as diversas representações políticas presentes a chegarem a um possível acordo para a próxima eleição.

“Acho que selamos esse entendimento e agora o partido, que é o maior de Santa Catarina, obviamente que respeitando todos os demais, mas os números assim indicam, tanto de prefeitos quanto de vereadores, filiados e vice-prefeitos, enfim, a bancada estadual, agora caminha, acredito que unidos, rumo a este pleito importante no qual vamos escolher os próximos governantes.”

Contas do Estado
Em outro momento, Valdir Cobalchini repercutiu a notícia de que o Tribunal de Contas do Estado aprovou, sem ressalvas, as contas do governo do Estado referentes ao ano de 2021.

“Não lembro, nos tantos anos que tenho no serviço público, de que das tantas contas, uma única que tenha sido aprovada sem nenhuma ressalva. Eu acredito que tenha sido a primeira vez, então quero aqui elogiar o governo, sua equipe técnica, por fazer o dever de casa e fazer com que o Estado não tenha o constrangimento de ter contas rejeitadas ou aprovadas com aquelas tantas ressalvas.”

Como exemplo, ele citou que administrações estaduais de diversos períodos sempre apresentaram dificuldade em aplicar corretamente o mínimo constitucional estabelecido para as áreas da educação e saúde, respectivamente 25% e 12% da receita pública, fato que foi feito pelo atual governo.

Despedida de Adriano Pereira
Adriano Pereira (PT) tomou a palavra para mais uma vez manifestar gratidão pelo apoio que recebeu durante o período em que atuou como deputado estadual. Como suplemente, ele cede lugar à titular do cargo, a deputada Luciane Carminatti (PT).

“Quero agradecer mais uma vez pelo coleguismo e apoio dos demais deputados durante esses 60 dias em que estivemos na Assembleia Legislativa. Sinto-me feliz. Foi um momento breve e passageiro, mas sempre lembrarei pelo que acrescentou na minha caminhada.”

Alexandre Back
AGÊNCIA AL

Voltar