Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
01/11/2016 - 12h06min

Deputados defendem diálogo com estudantes que ocupam escolas públicas

Imprimir Enviar
No plenário, durante a sessão ordinária da manhã desta terça-feira (1º), deputados conversam com o prefeito eleito de Florianópolis, Gean Loureiro (C)

Os deputados Dirceu Dresch (PT) e Fernando Coruja (PMDB) fizeram pronunciamentos na tribuna da Assembleia Legislativa, durante a sessão ordinária realizada na manhã desta terça-feira (1º), em defesa da manutenção de um diálogo permanente do governo com os estudantes mobilizados em ocupações nas escolas públicas e universidades em todo o Brasil.

Os alunos protestam contra o projeto de reforma do ensino médio do governo Michel Temer (PMDB) e a PEC 241, que limita gastos públicos por 20 anos e pode reduzir o investimento em educação e saúde.

Dresch, que é o presidente da Comissão de Direitos Humanos do Parlamento catarinense, comentou que visitou, no último fim de semana, várias escolas ocupadas na Capital e no interior do estado. “Conversando com esses jovens, conheci a realidade deles e o que representa o movimento de ocupação. Aprendi muito. É uma nova geração que quer discutir temas importantes, que muitas vezes não priorizamos no debate, e participar da construção do futuro do país.”

Para o parlamentar, o governo federal deve rever a postura de confronto. “A cada dia aumenta esse movimento tão importante, em que a sociedade, especialmente os estudantes, reage contra a famigerada PEC 241, que vai acabar com a educação pública do país. Enganam-se o ministro da Educação e o presidente Temer se acham que vão aprovar qualquer projeto da área sem debate com a sociedade, empurrando goela abaixo. E nem pensem em colocar agentes da segurança pública pra cima de crianças e adolescentes que lutam por seus direitos e precisam ser respeitados. Precisamos dialogar com essa juventude”, ressaltou Dresch.

Na avaliação de Coruja, a principal questão do movimento dos estudantes é a busca por diálogo e participação social. “Eles querem, fundamentalmente, que prestem atenção ao que têm a dizer e que se discutam as questões. Quando se diz que a juventude precisa participar da política, não esperem que essa participação seja apenas cantando o hino nacional, aplaudindo e criticando de forma tênue. Temos que ouvi-la com seus arroubos, exageros, erros, assim como escutamos um filho”, falou.  “Não precisamos aumentar o confronto. Não se resolve com polícia desocupando escolas. Essa não é a maneira adequada. Precisamos de diálogo. Os estudantes têm que participar do debate para acabarmos com esse marasmo de descrença, assim as coisas podem funcionar”, acrescentou.

Movimento nacional
De acordo com Dresch, o dia 11 de novembro será marcado por mobilizações de trabalhadores em todo o país, lideradas por centrais sindicais, em oposição às reformas propostas pelo governo de Michel Temer.  “Começará no Brasil uma reação, um grande movimento de trabalhadores do campo e da cidade pelos seus direitos. Será um ato contra a PEC 241, que acaba com a saúde, a educação e os serviços sociais; a terceirização; a reforma na previdência; a Medida Provisória (MP) 746/2016 para reestruturação do ensino médio.”

Hospitais regionais
O deputado Altair Silva (PP) pediu apoio dos parlamentares para a aprovação de projeto de lei de sua autoria que institui a matriz de distribuição de recursos financeiros destinados diretamente aos hospitais regionais integrantes do Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina. Conforme o texto do PL 347/2016, a medida serve de parâmetro para a definição do montante que caberá a cada instituição.

“Este projeto protocolado ontem é fruto de quatro meses de estudo. O objetivo é fazer com que os hospitais regionais tenham mais eficiência. Dessa forma, se credenciam a receber mais recursos públicos. O desafio colocado é dar competitividade aos hospitais regionais para que possamos ter mais gente atendida, com menos custo e mais agilidade. Deixo o PL para que esta Casa avalie com atenção. Espero que avance e seja um instrumento de colaboração para o governo estadual.”

Novembro Azul
O deputado Neodi Saretta (PT) destacou, na tribuna, a importância da campanha de conscientização Novembro Azul, realizada por diversas entidades ao longo deste mês em prol da saúde do homem, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. “É um período de reflexão e de alerta. Temos que aproveitar este mês para falar sobe o tema, incentivar o homem a fazer os exames preventivos e cobrar órgãos e entidades a trabalharem em conjunto em ações de prevenção e combate ao câncer de próstata.”

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a taxa de incidência de câncer de próstata estimada para 2016 é de 72 novos casos para cada 100 mil habitantes em Santa Catarina. “Um homem morre por dia no estado, vítima do câncer de próstata. Além disso, registramos aumento no número de casos de sífilis. São dados alarmantes, que nos preocupam. Precisamos trabalhar para diminuir essas ocorrências. E a chave é a prevenção”, disse Saretta.

Solidariedade por Tubarão
O deputado Manoel Mota (PMDB) manifestou preocupação em relação à situação de Tubarão, na região Sul do estado, destruída recentemente por um temporal com fortes ventos. “Foi realmente assustador! O vendaval praticamente destruiu Tubarão, arrebentando empresas, fábricas, casas. Não sou pessimista, mas acho que em um ano não recuperamos a cidade, talvez dois. O governo vai liberar o FGTS, vai ter recurso do BNDES, mas isso tudo é muito lento, vai demorar. O atendimento à população tem que ser com mais rapidez. A situação é preocupante.”

Mota ainda fez um apelo para que todos colaborem pela recuperação da cidade. “É um momento de dificuldade em que todos precisam ajudar. Precisamos ser solidários com aquela terra e aquele povo trabalhador de Tubarão.”

Eleições
Manoel Mota e João Amin (PP) apresentaram análises sobre o processo eleitoral de 2016 e parabenizaram os candidatos vencedores do segundo turno. O peemedebista destacou a necessidade de uma reforma política no país. “As eleições mostraram que muitas pessoas não foram votar, não estão satisfeitas. É preciso mudar, acabar com os partidos de aluguel, fazer uma reforma política profunda no Brasil.”

O deputado pepista, presidente da sigla na Capital, pontuou os resultados obtidos pelo partido em todo o estado e deixou uma mensagem de agradecimento. “O PP conseguiu estancar uma diminuição de prefeituras que vinha ocorrendo desde 2004. Também aumentou o número de vereadores. Em Florianópolis, mantemos as cadeiras na Câmara e tivemos o vereador com o maior número de votos da história de Santa Catarina. Não conseguimos nos eleger à prefeitura por apenas 1.153 votos de diferença. É motivo para sairmos de cabeça erguida e coração aberto. Deixo meu sentimento de gratidão e meu muito obrigado.”

Ludmilla Gadotti
Rádio AL

Saiba Mais

Voltar