SC e RS buscam ações de proteção ao Aquífero Guarani e Rio Uruguai
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Joares Ponticelli (PP), e o deputado Padre Pedro Baldissera (PT) receberam na tarde desta segunda-feira (4) uma comitiva do estado do Rio Grande do Sul. Na pauta do encontro realizado na presidência da Casa, a busca de ações conjuntas dos parlamentos catarinense e gaúcho em favor da preservação e sustentabilidade do Aquífero Guarani e do Rio Uruguai.
No final de novembro, deve ser promovido um encontro de lideranças políticas dos estados do Sul e São Paulo, além de representantes dos poderes do Uruguai e da Argentina, beneficiados com o aquífero. Depois de construir o planejamento das ações, os pleitos serão encaminhados à presidente Dilma Rousseff (PT).
“Precisamos discutir efetivamente o processo global para implantar medidas de proteção e desenvolvimento sustentável do rio Uruguai e do Aquífero Guarani, que é o maior manancial de água doce do mundo”, disse o deputado estadual Jurandir Maciel (PTB/RS), um dos líderes do movimento no Rio Grande do Sul.
Ponticelli se comprometeu a estimular o movimento em Santa Catarina e reunir o máximo de deputados em torno da causa. “Vamos iniciar o processo e continuá-lo no próximo ano. É dever do estado promover políticas de preservação dos mananciais”, resumiu o deputado.
Em Santa Catarina, há o Fórum de Preservação do Aquífero Guarani e Águas Superficiais, presidido por Padre Pedro. “No ano que vem, devemos ter um grande seminário sobre o tema, reunindo lideranças políticas e especialistas”, planeja o parlamentar.
Rádio AL