Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
07/05/2019 - 17h43min

Deputados criticam cortes de verbas da educação federal

Imprimir Enviar

Os cortes anunciados pelo Ministério da Educação e que atingem principalmente as universidades federais e os institutos federais de educação foram duramente criticados na sessão de terça-feira (7) da Assembleia Legislativa.

“Nunca vi alguém fazer campanha dizendo que vai cortar dinheiro da educação, mas vai cortar 1/3 do que investe, mais ou menos R$ 2,4 bilhões. A Mônica Bérgamo publicou uma pesquisa da Andifes que indica que mais da metade dos alunos do ensino federal é oriundo de gente simples, gente que não tem condições de pagar uma universidade de qualidade”, argumentou Ivan Naatz (PV).

Segundo o representante de Blumenau, as instituições de ensino federais estimam cortes de R$ 83 milhões no estado.

“Um desastre para a educação, um corte igualitário, não tem critério nenhum”, lamentou Naatz.

Luciane Carminatti (PT), Ada de Luca (MDB), Marlene Fengler (PSD) e Ismael dos Santos (PSD) também criticaram a tesourada na educação.

“A WEG não saiu do laboratório da UFSC, não vamos jogar fora essa construção, os governos passam”, advertiu Carminatti, que alertou que o corte na educação básica será de 39%.

“Estarei junto na luta, a única herança é o estudo”, ressaltou Ada, que ponderou o arrependimento de deputados que não se elegeram por terem votado contra a educação. “Se arrependeram, dois me disseram a mesma coisa.”

“Educação é investimento nas gerações futuras”, concordou Marlene.

“Passei oito anos na UFSC, fiz mestrado e doutorado, mas questões pontuais, ideológicas e práticas não podem nos levar para vala comum, não podemos defender um marxismo cultural, mas também não podemos defender um olavismo cultural”, pontuou Ismael, que propôs um “ensino plural, sem amarras nessa perspectiva de esquerda e direita.”

Já os deputados Ricardo Alba (PSL) e Coronel Mocelin (PSL) defenderam os cortes orçamentários.

“Quero trazer ao debate algumas situações de escárnio e balbúrdia com contribuinte. É para isso que pagamos impostos?”, questionou Alba após exibir no telão do plenário fotos de supostos universitários nus.

“Devemos intensificar e melhorar o ensino fundamental, o ensino médio e o profissionalizante”, declarou Mocelin.

Silvio Dreveck
O presidente Julio Garcia (PSD) empossou Silvio Dreveck (PP) na vaga do deputado Altair Silva (PP), que se licenciou por 60 dias para tratar de assuntos particulares.

“Alguns meses fora do Parlamento e tive a oportunidade de conversar com muitas pessoas, percorrer municípios e ouvir reclamações, demandas e insatisfações”, revelou Dreveck, que se posicionou pelo exercício da politica com ética tanto pelos representantes como pelos representados.

51 novos delegados
Ricardo Alba parabenizou o governador Carlos Moisés pelo chamamento de 51 aprovados no último concurso para delegado de polícia.

“Aguardavam há quatros anos para serem chamados para a Academia”, relatou Alba.

“Esse concurso tinha 51 remanescentes e vence no dia 18 de maio, ou se chamava ou se perdia, é compromisso aproveitar os remanescentes de todas as carreiras da segurança pública”, garantiu Maurício Eskudlark (PR).

Buraco na SC-108
Maurício Eskudlark anunciou na tribuna que o buraco que há dois anos dificulta o trânsito na SC-108, em São João Batista, tem prazo para ser reparado.

“Dentro de 30 dias deve ser aberta a licitação”, anunciou o líder do governo, que estimou em cerca de 90 dias o início das obras.

Detran no gabinete do governador
O líder do governo comunicou que o Detran será vinculado ao gabinete do governador, deixando a tutela da Polícia Civil e da Polícia Militar.

Cão Barney
Coronel Mocelin lamentou a morte, em ação, do cão Barney, especialista em resgate.

“O Corpo de Bombeiros perdeu um dos seu heróis de quatro patas, Barney, que foi levado pela correnteza do rio Urussanga, em Içara, encontrado domingo e cremado na segunda-feira”, descreveu Mocelin, que ressaltou que o cão labrador participou das operações em Brumadinho (MG).

Municípios sem médicos
Fabiano da Luz (PT) informou que atualmente 22 municípios catarinenses não têm médicos.

“Vinte e dois municípios não têm médicos, em 19 municípios não foram ocupadas as vagas, 10 ainda têm vagas abertas, como Caçador, Calmon, Santa Cecília, Vargem Bonita e São José do Cerrito”, relacionou Fabiano, acrescentando que na época do Mais Médicos, 204 municípios eram atendidos pelo programa.

Plano estadual de esporte e lazer
Fernando Krelling (MDB) agradeceu a atenção dada pelo governo ao setor esportivo e elogiou o Plano Estadual de Esporte e Lazer.

“Vemos uma movimentação do governo do estado de alinhamento entre esporte e educação, defendendo o esporte educacional”, avaliou Krelling, que estimou em 1,5 milhão os jovens matriculados no ensino médio que poderiam ter acesso ao esporte durante o contraturno.

Boas novas
Felipe Estevão (PSL) anunciou boas anovas relativas ao terminal pesqueiro de Laguna e o Plano de Manejo do ICMBio para a região lagunar.

“Conseguimos quebrar o Plano de Manejo para que seja readequado ao Plano Diretor e no Terminal Pesqueiro avançamos para a estadualização”, afirmou Estevão, que agradeceu a deputada Ada de Luca, os demais representantes do Sul e o governador Moisés pelo apoio às reivindicações levadas a Brasília.

 

Vítor Santos
Agência AL

Voltar