Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
24/04/2024 - 20h14min

Frente Parlamentar SC China quer aprofundar laços culturais e econômicos

Imprimir Enviar

FOTO: Solon Soares/Agência AL

Compreender a cultura e os valores chineses é a melhor forma de aproximar Santa Catarina da grande potência econômica, líder nas exportações e importações do Brasil e do Estado. A constatação surgiu na reunião desta quarta-feira (24) da Frente Parlamentar SC China, coordenada pelo deputado Rodrigo Minotto (PDT).

Alunos de mestrado e doutorado da UFSC, que passaram um mês no país asiático no ano passado, fizeram um relato da visita a universidades, empresas incubadoras de tecnologia e centros de pesquisa em cinco grandes cidades. Dados apresentados mostraram a pujança da economia e a possibilidade de acordos com Santa Catarina nas mais diversas áreas de conhecimento.

Informaram que universidades catarinenses já mantêm convênios com universidades chinesas, se colocando à disposição para intermediar futuros acordos comerciais para investimentos no Estado.

O conselheiro da Frente Parlamentar Brasil China no Congresso Nacional, Valmor Comin, concluiu doutorado em economia na China e falou da importância de se relacionar de maneira correta com aquele país. “Precisamos nos comunicar com a forma de pensar dos chineses, uma cultura milenar. O diálogo com as empresas estatais e o governo tem que seguir critérios culturais, aproximar prefeitos e universidades porque há dinheiro disponível para investir no Brasil e, particularmente, em Santa Catarina.”

Correspondente da agência de notícias Xinhua no Brasil há 14 anos, a jornalista Isabel Santos idealizou o Projeto Conexão C. “Cidades como Itajaí, Joinville, Camboriú, Criciúma, Chapecó e Xanxerê são irmãs de cidades chinesas, que já se credenciam a estabelecer relações culturais e econômicas. O meu projeto consta com a parceira do governo Estado e entidades importantes como a Fiesc para implantar curadorias de cultura em várias regiões de Santa Catarina. Em 2025 artistas de nosso Estado vão se apresentar na China e em 2026 seremos anfitriões dos chineses por aqui.”

Para Minotto, As pessoas que tiveram esta vivência na China têm muito a acrescentar para as ações da Frente. “Com estas informações e o conhecimento sobre a forma de pensar dos chineses, podemos articular ações que possibilitem investimentos que beneficiarão os catarinenses.”

Os deputados Matheus Cadorin (Novo), Ivan Naatz (PL) e Mário Motta (PSD) enalteceram as contribuições levadas à Frente Parlamentar e enfatizaram a importância de um grande intercâmbio com o tigre asiático.

Rubens Vargas
Agência AL

Voltar