Deputados acompanham principal julgamento de gado da 10ª Feagro
O terceiro dia da 10ª Feagro, realizada em Braço do Norte, no Sul do estado, foi marcado pelo julgamento da grande campeã do torneio de gado Jersey, que é o principal destaque da feira. Os organizadores esperam consagrar a Feagro como a maior exposição mundial de gado Jersey em número de animais.
Neste sábado (08), os deputados Joares Ponticelli (PP), presidente da Assembleia Legislativa, José Nei Ascari (PSD), Valmir Comin (PP) e Altair Guidi (PPS) prestigiaram o evento. Ponticelli afirmou que esta é a maior edição da feira, que pela primeira vez recebe apoio do Legislativo estadual. “É nosso papel apoiar este evento, que mostra a força do agronegócio desta região, tão importante para a economia do estado. A cada ano a feira surpreende por sua qualidade.”
Além das exposições de animais, ovinos, equinos, aves, peixes e bovinos, a Feagro concentra diversos seminários técnicos sobre a produção leiteira e de corte suíno. O deputado José Nei disse que o mérito do sucesso do evento deve ser creditado às famílias produtoras da região. “É uma dedicação que se traduz em resultados positivos e desenvolvimento”, aponta o parlamentar, autor da lei que denomina Vale Catarinense da Produção do Gado Jersey a região de Braço do Norte.
Comin, que também tem base no Sul, destacou a melhoria genética do rebanho que se traduz na alta produção de leite e na qualidade da carne suína e bovina melhorada constantemente. “É o resultado de cada produtor que se dedica e tem na sua essência, no seu DNA, a vocação para este segmento”. Guidi elogiou a organização da feira. “É um orgulho para Santa Catarina um evento deste porte que mostra a força da economia catarinense”.
Grande campeã
A pista de competição da Feagro ficou lotada de visitantes para o anúncio da grande campeã do julgamento da raça Jersey, caracterizada pela alta produção leiteira. A vaca Nilma, de cinco anos, da cidade de Lages, foi eleita a mais completa da feira. O dono da campeã, Casemiro Marin, vibrou com o título e com a venda de Nilma pelo valor de R$ 50 mil ao empresário gaúcho Paulo Zanchi. “Ela produz 38 litros de leite por dia e foi a grande campeã da MercoLeite em Lages neste ano”, disse Marin.
A Feagro deve gerar R$ 18 milhões em negócios agropecuários e receber 50 mil visitantes até este domingo no parque de exposições de Braço do Norte. A Assembleia Legislativa mantém estande na feira, aproximando o Parlamento dos catarinenses. O acesso a Feagro é gratuito.
Rádio AL