Deputados acompanham lançamento da Agenda Legislativa 2013 da Fiesc
O lançamento da Agenda Legislativa 2013 da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), realizado na manhã desta quinta-feira na sede da entidade em Florianópolis, foi prestigiado por 16 deputados estaduais, secretários de estado e parlamentares federais. O presidente da Assembleia Legislativa Joares Ponticelli (PP), que recebeu simbolicamente um exemplar do documento do presidente da Fiesc, Glauco Côrte, classificou como positiva e necessária a aproximação do Parlamento com a federação que representa a força da economia do Estado.
“Esta aproximação faz bem para Santa Catarina. Esperamos que ela cresça, conquiste e amplie o desenvolvimento do nosso estado”, destacou Ponticelli. O presidente da Assembleia ainda afirmou que os três compromissos firmados no Legislativo no início deste ano, a defesa do carvão mineral, a reformulação do código ambiental estadual e o combate ao uso de drogas, também são defendidas pela Fiesc. “Quem ganha com este bom relacionamento é o cidadão catarinense”.
Glauco Côrte fez questão de ressaltar que a bandeira do aumento da produção do carvão mineral é uma prova da aproximação contínua com a Assembleia Legislativa. “Estamos alinhados com este propósito de recolocar o carvão na reserva energética nacional. Isso representa a absoluta convergência com o compromisso firmado com o Legislativo”, disse.
Côrte fez questão de frisar que há muitos anos a Fiesc acompanha de perto os projetos de lei apresentados e aprovados na Assembleia e que os pontos de acordo na análise da importância das matérias vêm crescendo a cada ano. “Procuramos criar um ambiente favorável que se traduz na ampliação dos negócios da indústria catarinense. Trabalhamos pela mesma causa: o desenvolvimento do estado”.
Análise técnica e monitoramento
A Câmara de Assuntos Tributários e Legislativos da Fiesc é a responsável pelo monitoramento, análise técnica e sugestiva dos projetos de lei que entram no Parlamento e afetam diretamente o desenvolvimento econômico do estado e do parque fabril de Santa Catarina. A sexta edição do documento traz o posicionamento da entidade acerca de 34 proposições que tramitaram na Assembleia em 2012, e que foram consideradas as mais impactantes para o setor industrial. Destas, 56% apresentam posicionamento convergente com o Legislativo.
“De 330 proposições de possível interesse da indústria, 105 foram selecionadas para que fossem acompanhadas e monitoradas. É uma relação transparente que estabelecemos a cada ano”, destacou Côrte. A análise é dividida em cinco grandes áreas de interesse, sendo que os assuntos econômicos e tributários somam mais da metade dos encaminhamentos estudados. A Agenda Legislativa 2013 da Fiesc estará disponível para consulta no campo de publicações do site www.fiescnet.com.br.
Além dos parlamentares estaduais, participaram do evento os deputados federais Ronaldo Benedet (PMDB), que representou a Fórum Parlamentar Catarinense, e Jorginho Mello (PR). O senador Paulo Bauer (PSDB) e os secretários estaduais de Educação, Eduardo Dechamps, e do Desenvolvimento Sustentável, Paulo Bornhausen, que representou o governador, também prestigiaram o evento. “Precisamos tentar alcançar o crescimento chinês com produtividade alemã. Essa tarefa só é possível com o entrosamento da Assembleia, governo do estado e a Fiesc”, declarou Bornhausen.
Rádio AL