Deputado contesta projeto que proíbe Pinus elliottii na Coxilha Rica
Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa desta quinta-feira (13), o deputado Lucas Neves (Podemos) disse estar preocupado com o Projeto de Lei (PL) 258/2024, em tramitação na Assembleia Legislativa, que proíbe o reflorestamento com a espécie Pinus elliottii na região da Coxilha Rica, na Serra Catarinense. O parlamentar alegou que a medida, se aprovada, vai prejudicar a cadeia produtiva da madeira, que é forte na região.
“Estamos falando de uma cadeia produtiva que gera mais de 20 mil empregos na Serra Catarinense. Pessoas que trabalham com reflorestamento, em serrarias e nas indústrias de papel e celulose. Cito a cidade de Otacílio Costa, que tem grandes indústrias de papel e celulose, assim como a cidade de Correia Pinto. E Lages, que recentemente recebeu uma indústria de produção de MDF, e que também tem fábrica de papel e celulose”, defendeu.
Na justificativa do projeto de lei, o autor, deputado Ivan Naatz (PL), alega que “apesar de suas características favoráveis para reflorestamento em algumas regiões, o Pinus elliottii apresenta uma série de impactos negativos quando introduzido em ecossistemas não nativos, como é o caso do território da Coxilha Rica”.
O deputado Lucas Neves contestou o argumento. Segundo informou, o Conselho Estadual de Meio Ambiente autorizou o plantio de pinus sem a necessidade de licença ambiental. “Além disso, existe uma lei federal, aprovada no Congresso Nacional, que retira a silvicultura - cultivo de florestas através do manejo agrícola para produzir madeiras e outros derivados - da lista de atividades que causam degradação ambiental.”
A proposta que proíbe o reflorestamento com Pinus elliottii na Coxilha Rica entrou em tramitação na quarta-feira (12). Deve passar por votação nas comissões de Constituição e Justiça; de Finanças e Tributação; de Trabalho, Administração e Serviço Público; e de Turismo e Meio Ambiente, antes de ir a plenário.
Rádio Tubá completa 77 anos
O deputado Soratto (PL) prestou homenagem à Rádio Tubá, da cidade de Tubarão, que completou 77 anos. “A evolução da pessoa humana acontece quando ela é bem informada. E isso a Rádio Tubá faz com muita propriedade”, exaltou.
A homenagem foi compartilhada pelo deputado Mário Motta (PSD), que também é jornalista. “Conhecendo os meus colegas de profissão, quero me aliar a esses cumprimentos aos nossos queridos colegas da Rádio Tubá”.
AGÊNCIA AL