Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
10/09/2015 - 13h58min

Delegação italiana vem ao estado para firmar parceria com governo

Imprimir Enviar
Deputado Dr. Vicente recepcionou a comitiva, liderada pelo presidente da província de Trento, Ugo Rossi FOTOS: Miriam Zomer/Agência AL

A Assembleia Legislativa recebeu, no início da tarde desta quinta-feira (10), uma delegação da Província de Trento, na Itália. A comitiva, liderada pelo presidente da província italiana, Ugo Rossi, vem a Santa Catarina em razão das comemorações dos 140 anos de emigração trentina no Brasil e também tem o objetivo de estabelecer parcerias comerciais com o estado.

No encontro com o governo, durante a manhã, foi fechado um acordo de colaboração entre a Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) e a Dolomiti Energia, da Itália, com foco na instalação de painéis fotovoltaicos. 

O deputado Doutor Vicente Caropreso (PSDB), que recepcionou a delegação, ressaltou a importância estratégica da visita. "A Itália está cada vez mais desenvolvendo essa capacidade de relacionamento comercial, que é o que faz os países sobreviverem. Eles sempre vêm com boas novidades tanto na gastronomia, quanto na moda, quanto na geração de energia. São muitas coisas que interessam o Brasil, que é um país carente de algumas tecnologias."

O parlamentar de Jaraguá do Sul também é membro eleito do Com.It.Es (Comitê dos Italianos no Exterior), órgão que representa os cidadãos italianos no exterior nas relações com as representações diplomático-consulares.

Para Rossi, o estado e a região de Trento apresentam muitos aspectos similares. "Através dos acordos firmados e ressaltando as semelhanças culturais, queremos aprofundar nosso relacionamento", defendeu o presidente. 

Depois dos compromissos na capital a comitiva irá a Nova Trento para encontros com autoridades e representantes do setor econômico local. Rossi destacou o município como o "cuore" da descendência italiana no estado. Eles visitarão o Santuário Santa Paulina e, à noite, serão recepcionados por grupos folclóricos trentinos.

Giovanni Kalabaide
Agência AL

Voltar