Defesa do uso do carvão como fonte de energia ganha espaço no Parlamento
O debate em torno da volta do uso do carvão mineral como fonte de geração de energia elétrica voltou a ganhar espaço na Assembleia Legislativa durante a sessão plenária da manhã desta quinta-feira (28). Em seu pronunciamento na tribuna, o deputado Valmir Comin (PP) chamou atenção dos colegas parlamentares sobre a necessidade de alteração da legislação federal para que o carvão seja usado novamente na produção energética brasileira.
O parlamentar defende que o governo federal inclua a produção de energia termelétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN) – que coordena e controla a produção e transmissão de energia elétrica no país. Apesar das grandes reservas existentes no Brasil, disse o deputado, ainda há muita insegurança jurídica para a sua utilização.
"Precisamos que o governo federal se sensibilize para esta alternativa energética, permitindo sua utilização nos leilões de energia A-5", ressaltou Comin, ao lembrar as reservas de carvão existentes no país, incluindo o grande potencial do Sul.
Comin informou aos parlamentares que as reivindicações sobre o uso do carvão e o que pode representar na economia do país serão levadas à presidente Dilma Rousseff no dia 6 de março, em conjunto com parlamentares gaúchos. (Rony Ramos com informações de Alexandre Back)