Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 
Assistir
19:30 Em Discussão

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
29/05/2017 - 16h12min

Defesa Civil alerta para mais chuva e risco de deslizamentos em toda SC

Imprimir Enviar
Anderson Ciotta, diretor de Resposta aos Desastres da Defesa Civil

A Defesa Civil Estadual alerta para a ocorrência de mais chuva em todo o estado, no decorrer desta semana, e para o risco de deslizamentos. Conforme Anderson Ciotta, diretor de Resposta aos Desastres da Defesa Civil, o volume previsto para terça (30) e quarta-feira (31) é parecido com o registrado nos últimos quatro dias.

Conforme o diretor, a quantidade de chuva acumulada desde sexta-feira (26) em algumas regiões do estado é bem superior à média prevista para todo o mês de maio. “Historicamente, chove entre 120 e 130 milímetros em maio, mas só nos últimos quatro dias, esse índice chegou a 200 milímetros em alguns pontos do estado”, informou.

Com isso, como o solo já está bastante encharcado, a possibilidade de mais chuvas intensas nos próximos dois dias aumenta o risco de deslizamentos. Para evitar problemas, é importante que a população fique atenta a sinais que podem indicar um possível desmoronamento.

“Deve se observar o surgimento de rachaduras e trincas no terreno ou nas construções. Se uma árvore, um poste, uma cerca inclinar, isso é sinal que pode ocorrer um deslizamento. Nesse caso, a pessoa deve sair imediatamente de casa e avisar a Defesa Civil (telefone 199) ou os Bombeiros (telefone 193), para fazer uma avaliação mais criteriosa”, explica Ciotta.

No último fim de semana, a Defesa Civil registrou problemas pontuais em decorrência das chuvas intensas, mas não houve vítimas. Cidades como Campos Novos e Pouso Redondo registraram pontos de alagamento. A relação completa das ocorrências está disponível no site da Defesa Civil Estadual.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar