05/05/2009 - 12h47min
Curso de Oratória oferece técnicas para melhorar a comunicação
Falar em público sem medo e ter expressões claras e eficazes são desafios que a maioria dos profissionais da atualidade precisa vencer. Com esse objetivo, a Escola do Legislativo está promovendo mais um curso de Oratória, que acontece de 4 a 14 deste mês, das 8 às 12 horas, no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, da Assembleia Legislativa.
Os 37 alunos do curso terão a oportunidade de praticar técnicas específicas para melhorar a fala e a expressão corporal. O professor Silvio Luzardo de Almeida Mello, que atua na área há 15 anos, alia o mínimo de teoria com o máximo de prática que a habilidade exige. Os alunos trabalham individualmente ou em duplas, sempre visando aperfeiçoar as deficiências de cada um.
Segundo Silvio Luzardo, nove em cada 10 pessoas, apresenta alguma dificuldade de comunicação. Para ele, “é preciso superar os obstáculos em todas as profissões e saber expressar bem o que se sabe”.
Inicialmente direcionado aos servidores do Legislativo, as aulas foram estendidas para prefeituras, câmaras de vereadores e outros órgão públicos. “Espero que meu medo de falar em público desapareça”, disse a assessora da Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia da Casa, Natel Scheffer Lorenz. A expectativa de qualificar a fala é a mesma do vereador de Florianópolis, João Amin (PP). “Quero expressar melhor o que penso”, concluiu.
O curso de Oratória faz parte do Programa de Formação e Aperfeiçoamento Profissional da Assembleia Legislativa. O programa visa qualificar e capacitar os parlamentares e servidores no âmbito de sua esfera de atuação e competência, através de ações que propiciem um processo sistemático de educação continuada. (Andreza de Souza/Divulgação Alesc)