Curso de Direito da Univali completa 50 anos e recebe homenagem da Alesc
O curso de Direito da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) completou 50 anos e foi homenageado pela Assembleia Legislativa na noite desta terça-feira (23) no plenário Osni Régis. A aula inaugural do primeiro curso de Direito fora da capital ocorreu em 28 de maio de 1965 e foi ministrada pelo professor Alcides Abreu, na época coordenador do Plano de Metas (Plameg) do governo Celso Ramos.
Para Dr. Vicente Caropreso (PSDB), autor da homenagem, a criação do curso foi uma iniciativa pioneira que já formou quase 9 mil profissionais, entre advogados militantes, servidores públicos nas mais diversas atividades, vereadores, deputados, delegados, promotores, juízes, desembargadores e até ministro do Superior Tribunal de Justiça, o ex-aluno Marco Aurélio Gastaldi Buzzi. “A Univali aproximou os estudantes da massa de pobres e miseráveis e formou profissionais aptos à sociedade universal do gênero humano imaginada por Cícero”, discursou Caropreso.
O reitor da Univali, professor Mário Cesar dos Santos, egresso do curso de Direito, agradeceu o reconhecimento do Parlamento. “Obrigado por abraçarem a iniciativa do deputado Caropreso”, declarou.
Dirigindo-se aos ex-dirigentes da Univali que foram homenageados pela Assembleia, o reitor afirmou que a história do curso de Direito se confunde com a vida de alunos, professores e dirigentes. “Ao rever a história do curso também revimos a nossa própria história, são muitas mentes e muitas mãos trabalhando juntas e que dividem a coautoria dessa história”, justificou o reitor.
Mário Cesar dos Santos ainda destacou o esforço e a dedicação dos funcionários, o serviço jurídico gratuito e o programa de estágios em órgãos públicos e empresas privadas oferecidos pelo curso.
O presidente do Legislativo, deputado Gelson Merisio (PSD), manifestou sua admiração pela Univali e pela Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe). “Tenho absoluta consciência de que o modelo é parâmetro para o país”, elogiou o ex-aluno da Unoesc de Chapecó.
Atualmente o curso de Direito da Univali possui 5 mil alunos espalhados por vários campi nas cidades de Itajaí, Balneário Camboriú, Biguaçu, São José e Florianópolis. A universidade também oferece programas de Mestrado e Doutorado em Direito, com ênfase em Direito Internacional e Ambiental.
Professores homenageados
- José Luiz Moreira Cacciari, diretor da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais do Vale do Itajaí de 1973 a 1975.
- Álvaro Brandão, diretor da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais do Vale do Itajaí de 1975 a 1977.
- Florisvaldo Diniz, diretor da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais do Vale do Itajaí de 1977 a 1979.
- Roberto Jacob Nicolau Mussi, diretor da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais do Vale do Itajaí de 1979 a 1981.
- Aquiles Garcia, diretor da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais do Vale do Itajaí de 1981 a 1983.
- Delfim de Pádua Peixoto Filho, diretor da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais do Vale do Itajaí de 1983 a 1987.
- Ronaldo Silva, diretor da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais do Vale do Itajaí de 1989 a 1991.
- Mário Cesar dos Santos, diretor do Centro de Ciências Jurídicas, Políticas e Sociais de 1998 a 2002.
- José Carlos Machado, diretor do Centro de Ciências Sociais e Jurídicas de 2002 até os dias atuais.
Agência AL