Curso de Cuidadores Terapêuticos é aberto oficialmente no Palácio Barriga Verde
O curso de capacitação de Cuidadores Terapêuticos, promovido pelo Instituto Guga Kuerten e realizado pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, foi aberto oficialmente na noite de quarta-feira (17), no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, no Palácio Barriga Verde. Estavam presentes o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), deputado Joares Ponticelli (PP), o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Alesc, deputado José Nei Ascari (PSD), a presidente do Instituto Guga Kuerten, Alice Kuerten, a representante do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conede), Maria Nilza Eckel e o presidente das APAES – SC, Julio César de Aguiar. O curso iniciou dia 15 de julho e deverá ser concluído em 18 de dezembro.
Segundo a assistente social e coordenadora do curso, Beatriz Odilon, inicialmente foram previstas 40 vagas que foram ampliadas para 58 e ainda assim vários interessados ficaram na fila de espera. ”O critério para admissão é ter mais de 18 anos, ensino fundamental completo e desejo de cuidar de pessoas”, definiu. A presidente do Instituto Guga Kuerten, Alice Kuerten, lembrou que a vida tem muitas fases. “Nesta trajetória, desde a criança que nasce até o doente terminal, podemos precisar de cuidados muitas vezes, como em casos de doenças, síndromes, recuperação de acidentes e cada experiência é uma nova experiência”, analisou. A mãe do número um do tênis, Guga Kuerten, lembrou que também teve um filho com necessidades especiais, Guilherme, que morreu aos 28 anos, em 2007. “Eu conheço os dois lados da moeda, e talvez, se não tivesse convivido com Guilherme, não teria valorizado tanto as conquistas de meu outro filho”, contou.
O deputado José Nei Ascari comemorou a parceria com o Instituto Guga Kuerten o que, de acordo com o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, é certeza de sucesso. “Os professores foram selecionados pela capacidade e competência, garantindo um excelente nível das aulas, exposições, seminários, vivências”, afirmou. Ascari lembrou outros dois cursos realizados pelo instituto com o mesmo tema, todos com grande procura devido à evidência da função no mercado de trabalho.
Na ocasião, Ponticelli assinou o Projeto de Resolução 006/2013 que cria o Programa Alesc Inclusiva, no âmbito da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O projeto prevê a contratação de estudantes com deficiência que estejam frequentando o ensino regular em instituições de ensino superior, de educação profissional, de ensino médio, de educação especial e dos anos finais do ensino fundamental. “Queremos trazer para o Legislativo pessoas para contribuir efetivamente, produzir, ajudar, enfim para formar novas lideranças”, enfatizou Ponticelli.
Sala de Imprensa