Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
30/05/2019 - 12h14min

Cuidados com o paciente ostomizado é tema de capacitação na Alesc

Imprimir Enviar
Materiais utilizados para tratamento dos ostomizados

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Assembleia Legislativa, deu início, na manhã desta quinta-feira (30) a mais um seminário de capacitação relacionada aos cuidados com as pessoas com ostomias intestinais, urinárias, fístulas cutâneas e respiratórias.

O objetivo do evento, que se estende até sexta-feira (31), no Palácio Barriga Verde, em Florianópolis, é capacitar enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais profissionais que atuam nos hospitais da rede e da atenção primária em saúde nos municípios, bem como familiares e cuidadores de ostomizados.

“A proposta do seminário é possibilitar uma atualização sobre os protocolos, os procedimentos e também os novos produtos que surgem a cada dia para o tratamento destes pacientes e as suas formas de manuseio”, afirmou na ocasião o presidente da Comissão de Saúde da Assembleia, deputado Neodi Saretta (PT).

Situação do atendimento em SC
De acordo com Candinha Jorge, que preside a presidente da Associação Catarinense da Pessoa Ostomizada, entidade voltada à orientação e reintegração social dos pacientes, o estado conta atualmente com cerca de 4 mil usuários de bolsas de ostomia, sendo 3.800 atendidos pelo Sistema Único de Saúde e os demais por planos particulares.

Ela se mostrou satisfeita com os serviços prestados pela rede pública de saúde. “Somos privilegiados no atendimento em Santa Catarina. Já faltou material, mas hoje podemos dizer que temos um bom suporte.”

Presente ao evento, o superintendente de Serviços Especializados e Regulação da SES, Ramon Tartari, afirmou que atualmente há no estado aproximadamente 1 mil pessoas aguardando por cirurgias de reversão de ostomia, muitas das quais já em processo de avaliação dos requisitos para a realização dos procedimentos.

Ele informa que a rede pública estadual está bem estruturada para este tipo de especialidade médica, mas que neste ano a SES mudou a sua estratégia de atendimento, optando por oferecer as operações de reversão em cada região do estado, ao invés de concentrar tudo em um hospital especializado, como era feito anteriormente. Para tanto, a secretaria vem cadastrando unidades hospitalares em cada região e aumentando a premiação por procedimento de cirurgia sequencial.

Ainda segundo ele, também foi realizado recentemente um levantamento do número exato de ostomizados que utilizam os serviços de saúde pública no estado e a quantidade de insumos demandadas por cada município. “Isso gerou uma otimização de recursos que, provavelmente, serão destinados às ostomias respiratórias, que eram um elenco de pacientes que não eram atendidos até o momento e também para aquisição de novas tecnologias destinadas a estes tratamentos.”

O seminário de capacitação na atenção à saúde das pessoas com ostomias é resultado de um projeto da Área Técnica da Saúde da Pessoa com Deficiência da SES, com a Comissão de Saúde da Alesc. Até o final do ano de 2019 estão previstos mais cinco encontros: Concórdia (junho), Mafra (agosto), Lages (setembro), Blumenau (outubro) e Chapecó (novembro).

Ostomia, o que é
São várias as razões pelas quais uma pessoa necessita ser operada para construir um novo caminho para a saída das fezes ou da urina para o exterior, a chamada ostomia. Atualmente esse tipo de intervenção se realiza criando um ostoma, ou estoma, na parede abdominal pelo qual as fezes em consistência e quantidade variável, e a urina, em forma de gotas, são expelidas.

Este ostoma, por suas características, não poderá ser controlado voluntariamente. É por essa razão que o paciente precisará utilizar uma bolsa de coleta de fezes ou urina.

Tipos
A colostomia é um tipo de ostoma intestinal que faz a comunicação do cólon com o exterior. As colostomias podem ser permanentes ou temporárias.

A ileostomia é um tipo se ostoma intestinal que faz a comunicação do intestino delgado, com o exterior. As ileostomias podem ser também permanentes ou temporárias, obedecendo ao mesmo critério que as colostomias. As ileostomias localizam-se sempre no lado inferior direito do abdômen.

Denomina-se urostomia ou desvio urinário a intervenção cirúrgica que consiste em desviar o curso normal da urina. A semelhança das ostomias intestinais, podem ser permanentes ou temporárias.

Programação do seminário:

Quinta-feira (30)

08h - Credenciamento

08h30 - Abertura e mesa de autoridades (Presidente Alesc, Presidente Comissão Saúde, Secretário de Estado da Saúde, Superintendente de Serviços Especializados e Regulação, Presidente ACO, Presidente ACGB, Coordenadora ATPCD)

09h - Anatomia e Fisiologia dos Sistemas Intestinal e Urinário - Palestrante: Lisiane Marcolin;

10h30 - Momento para participantes colocarem o material – sensibilização (pelos enfermeiros da Comissão e Serviço Estadual) Comissão Técnica, Enfermeiros Parceiros e Serviço Estadual. Palestrante: Adriana Regina Amorim

10h45 - Indicações e Tipos de Ostomias Intestinais e Urinárias. Palestrante: Ronaldo Perfoll;

11h30 - Anatomia da Respiração - Traqueostomia Dr. Luiz Roberto Medina dos Santos - Cirurgião de Cabeça e Pescoço - CEPON/SC. Palestrante: Luiz Roberto Medina Santos.

12h30 - Almoço

13h30 - Traqueostomia e seus cuidados Lauanda Barbosa - Fonoaudióloga - Cepon/SC. Palestrante: Luanda Barbosa dos Santos.

14h30 - Complicações dos ostomas e lesões periostomais: Prevenção e Tratamento. Palestrante: Ronaldo Perfoll;

15h30 - Coffee break

16h Tratamento da Lesão Periostomal. Palestrante: Janete Wagner;

17h30 - Ostomas em Pediatria: Como cuidar. Palestrante: Ronaldo Perfoll;

18h – Encerramento

 

Sexta-feira (31)

07h30 - Credenciamento

08h - Apresentação das Diretrizes Estaduais da Atenção à Saúde das Pessoas com Ostomia Intestinal, Urinária e/ou Fístulas Cutâneas em SC Jaqueline Reginatto e Adriana Regina Amorim. Palestrantes: Adriana Regina Amorim e Jaqueline Reginatto;

09h30 - Nutrição para Pessoas com Ostomia Intestinal, Urinária e/ou Fístulas Cutâneas / Gastrostomia e Dieta Nutricionista: Cibele Cunico / Jessica Wszolek - Nutricionista - CEPON/SC. Palestrantes: Cibelle Cunico e Jéssica Wszolek;

10h30  - Coffee break

11h - Avaliação, Seleção e Indicação dos equipamentos coletores e adjuvantes. Palestrante: Daniela Mafioletti Floriano;

12h30 - Almoço

13h30 - Técnica da Auto Irrigação. Palestrante: Carla Trentin Giannini;

14h - Demarcação de Estomas Intestinais e Prevenção de lesões Peristomais Ricardo Ianskoski. Palestrante: Ricardo Ianskoski;

15h - Convivendo com a Ostomia Candinha Jorge - ACO

15h30 - Convivendo com a Ostomia Melissa Amaral Ribeiro de Medeiros e Allan Muller – ACGB Palestrantes: Allan Muller e Melissa do Amaral Ribeiro de Medeiros;

16h - Coffee break

16h30 - Sensibilização para o cuidado – relato dos participantes Comissão Técnica / ACO

18h - Encerramento

 

 

Alexandre Back
Agência AL

Voltar