02/07/2012 - 19h00min
Cuidado com os idosos é tema de audiência pública em Tubarão
O Fórum Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa, coordenado pela deputada Dirce Heiderscheidt (PMDB), deu sequência às audiência públicas na tarde de hoje (2) na Associação Comercial e Industrial de Tubarão (ACIT). A construção de centros de convivência e a ampliação do atendimento médico, principalmente no que tange à prevenção e à educação para o cuidado, o apelo por voluntariado nas casas asilares e nos centros de saúde, assim como orientações para fortalecer o vínculo familiar foram os temas mais discutidos no encontro.
Os dados e sugestões integrarão um documento a ser elaborado pelo fórum, contendo as reivindicações que serão entregues ao Poder Executivo estadual e federal. O encontro em Tubarão faz parte de uma série de seis audiências públicas que teve início em Rio do Sul, no dia 18 de junho, para discutir a situação do idoso em Santa Catarina, bem como ações e projetos que garantam qualidade de vida, saúde e dignidade.
O estado tem hoje cerca de 660 mil pessoas na faixa etária acima dos 60 anos. A expectativa de vida do brasileiro, que em 1940 era de 45 anos, em 2010 chegou a 73 anos, e deve ser de 80 anos em 2050.
Maria Helena Benedetti, coordenadora Municipal da Saúde do Idoso de Tubarão, destacou a falta de estrutura, no que diz respeito a recursos humanos, para desenvolver políticas públicas de defesa e apoio ao idoso. “Em Tubarão, temos cerca de 12 mil idosos cadastrados no Programa Saúde da Família. Como temos carência de profissionais, trabalhamos a educação permanente em saúde. Optamos por tratar a humanização e o acolhimento da pessoa idosa no SUS, o cuidado com a alimentação e a prática de exercícios físicos”.
Segundo a coordenadora, um dos temas de relevância está relacionado às quedas sofridas pelos idosos. “O índice de internações hospitalares por fraturas decorrentes de quedas é muito alto e traz graves conseqüências para o idoso, para a família e para o sistema de saúde. Precisamos trabalhar a prevenção permanente para diminuir todos os prejuízos das quedas, que podem levar à morte”.
Outros programas de prevenção, educação e discussão sobre políticas públicas foram listados por Maria Helena como projetos em debate. Casas de apoio e centros de convivência também foram elencados como necessidades para a cidade e região.
Maria Apolinária Schmitz, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, ex-presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, lembrou casos em que era procurada por idosos sem condições financeiras para comprar medicamento e solicitou que sejam revistas as aposentadorias e os benefícios da previdência social. “Não é possível que as pessoas na idade em que mais precisam não sejam atendidas nas suas necessidades”. Maria Apolinária ainda fez um apelo para a construção de centros de convivência para integração dos idosos em Tubarão e de casas asilares.
Violência contra os idosos
Damásio Mendes Brito, delegado da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso, frisou o compromisso da delegacia na defesa dos idosos de Tubarão e afirmou que, apesar de constatarem-se casos numerosos de violência contra os idosos no país, este problema é raro na região. “Em Tubarão não recebemos denúncias de violência contra o idoso. Ou estamos muito bem neste aspecto ou as pessoas não vão até a delegacia, mas acredito que a primeira opção seja a verdadeira”.
Já o delegado da Central de Polícia de Tubarão, Ruben Antonio Teston da Silva, comentou os vários casos de assaltos e roubos aos idosos. “Muitos ficam mais desligados de bolsas e até pela fragilidade são alvos mais fáceis. Precisamos combater estes crimes e orientar os idosos a serem mais cuidadosos e procurarem se proteger”.
Fórum Parlamentar
O Fórum Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa em Santa Catarina, criado no final do ano passado, busca a defesa de políticas públicas, de ações, e de projetos que, de fato, possam contribuir para o envelhecimento digno. “Queremos que nossos idosos permaneçam junto com suas famílias, tenham saúde e possam integrar-se e socializar-se através de grupos de convivência”, defendeu Dirce Heiderscheidt.
A deputada afirmou a necessidade de recursos orçamentários estaduais e federais voltados às ações em defesa dos idosos.
Também estiveram presentes na audiência os vereadores Evandro Almeida e Deca May, representando a Câmara Municipal de Tubarão, Vera Regina Rodrigues, assistente social, representando o prefeito Felippe Luiz Collaço, e o deputado federal Edinho Bez (PMDB/SC). (Michelle Dias)