10/11/2009 - 11h44min
CTG Os Praianos comemora 37 anos em sessão especial na Assembleia
Adeptos do movimento tradicionalista gaúcho compareceram à sessão especial ocorrida na noite desta segunda-feira (9), no Plenário,
e requerida pelo deputado José Natal (PSDB), em comemoração aos 37 anos do CTG (Centro de Tradições Gaúchas) Os Praianos, do município de São José.
O patrão de CTG, David Gevaerd Filho, representando Os Praianos, lembrou a história, que começou bem antes da sua criação. Em 1968, no antigo bairro Benfica, hoje Forquilhinhas, Andrino Manoel dos Santos, comerciante de gado na época, resolveu, após algumas modificações, utilizar uma mangueira redonda de sua propriedade para brincadeiras com boi. Mais tarde, em 1972, na companhia de amigos, fundam o CTG Os Praianos. “A união de amigos na base da confiança mútua e de muita camaradagem, como manda a tradição, além da dedicação e companheirismo, sempre nortearam nosso trabalho, fazendo com que o CTG Os Praianos alcance a posição de ser hoje reconhecido não somente em Santa Catarina, bem como no Brasil e até internacionalmente”, afirmou David.
Celívio Holtz, diretor cultural da Confederação Brasileira de Tradições Gaúchas, disse que o movimento surgiu das atividades campeiras, desde a Patagônia até a Amazônia, uma reverência do gauchismo no Sul do país. “Esperamos que os CTGs sejam sempre organizados, demonstrando que ser gaúcho é uma filosofia de vida”.
Portador da carteira número 1 do CTG brasileiro, Itamar Sebastião Matos, conhecido como “Tio Preto”, ocupou a tribuna para dizer que a homenagem proposta pelo deputado Natal é um marco na cultura tradicionalista catarinense e destacou a importância da família para os adeptos do movimento tradicionalista gaúcho. “Nossa cultura é exemplo de família, de educação, é um meio onde não há espaço para as drogas”.
Para o deputado José Natal, que durante a sessão lembrou da história da criação do CTG OS Praianos, essa é uma tradição sadia, que não escolhe raça, credo ou condição especial. “Sinto-me honrado em fazer parte dessa história”, declarou, e em seguida, em nome do Parlamento estadual, prestou diversas homenagens. Receberam placas comemorativas pela passagem dos 37 anos do CTG Os Praianos, pela integração social de seus participantes, divulgando as tradições e o folclore da cultura gaúcha em Santa Catarina, os seguintes representantes do CTG:
- Patrão de CTG David Gevaerd Filho, que representou os CTG Os Praianos;
- Dioceles Vieira, ex-prefeito de São José, considerado grande colaborador do CTG, destacando o município no cenário nacional e internacional das competições de rodeio;
- Luiz Geraldo Meyer, pelos relevantes serviços prestados como Mestre de Cerimônias;
- Anderson Albanaz, que representou Arthur Albanaz (in memoriam), laçador da Invernada Campeira, por divulgar as tradições e o folclore da cultura gaúcha em Santa Catarina;
- José Maria de Lima Neto, “O Pinto”, peão da década de 70, pelas proezas na montaria em pelo, de cavalo xucro;
- Sueli dos Santos, por coordenar a criação da Invernada Artística no ano de 1988;
- Maria Beatriz Giaretta, pela direção e coordenação da Invernada Artística no período de 1993 a 1999;
- Ex-patrão de CTG Joci Alcides dos Santos, pela realização do Primeiro Rodeio Internacional do CTG Os Praianos, em 1989, destacando o município de São José no cenário internacional do tradicionalismo gaúcho do Brasil.
A noite foi encerrada com diversas apresentações artísticas e culturais, que incluíram música, canto e declamação. (Rose Mary Paz Padilha Ferreira/Divulgação Alesc)