Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
15/04/2025 - 08h37min

“Crime Sem Castigo” é lançado no Parlamento catarinense

Imprimir Enviar
Livro “Crime sem Castigo”, da jornalista Juliana Dal Piva.
FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL

O Parlamento catarinense virou palco cultural na noite desta segunda-feira (14),no Auditório Deputada Antonieta de Barros, para a solenidade de lançamento da obra “Crime sem Castigo”, da  jornalista Juliana Dal Piva. 

Em 208 páginas, a autora aliou jornalismo investigativo e pesquisa acadêmica, apresentando documentos inéditos, relatos e o histórico da luta da família de Rubens Paiva para esclarecer o desaparecimento do ex-deputado federal durante a década de 70 em pleno regime militar. A iniciativa da solenidade foi do deputado Padre Pedro Baldissera (PT).  

Publicado pela Matrix Editora, em 2025, o livro relata mais de quatro décadas de investigações sobre a prisão e o desaparecimento de Rubens Paiva, reconstruindo a trajetória do ex-deputado federal cassado, sequestrado por militares em 1971 e desaparecido desde então. Seu corpo nunca foi encontrado, e sua morte permaneceu impune por décadas, tornando-se um dos símbolos mais emblemáticos dos crimes da ditadura militar brasileira.

Para ela, a versão oficial dos militares, de que Paiva havia sido resgatado por “terroristas”, foi desmontada ao longo dos anos por investigações que comprovaram sua morte sob tortura nas dependências do DOI-CODI no Rio de Janeiro. A autora informou que foram 15 anos pesquisando a respeito de crimes cometidos durante o período militar. “Nesse mergulho, estudei os desaparecimentos, assassinatos, estupros, enfim. Mas esse livro, que trata especificamente do caso do Rubens Paiva, foi parte da minha pesquisa de mestrado”, informou.  

Ainda estou aqui
Essa obra é fundamental para quem deseja se aprofundar neste que é um dos casos mais emblemáticos do país, agora reavivado também no cinema brasileiro com o lançamento do filme “Ainda estou aqui”.

O caso de Rubens Paiva voltou ao centro das atenções com o retorno do julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a aplicação da Lei da Anistia em crimes de Estado. Atualmente, o STF analisa se a Lei da Anistia de 1979 pode impedir a responsabilização de agentes da ditadura por crimes considerados permanentes, como sequestro, cárcere privado e ocultação de cadáver. Esse julgamento tem repercussão geral, o que significa que sua decisão influenciará outros casos semelhantes no país.

Sobre a autora
Juliana Dal Piva é jornalista formada pela UFSC com mestrado no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da FGV-Rio. Atualmente, é repórter do Centro Latino-americano de Investigação Jornalística (CLIP) e colunista do ICL Notícias. Foi repórter especial do jornal O Globo e colunista do portal UOL. Venceu diversos prêmios de jornalismo. Entre eles, o prêmio Relatoría para la Libertad de Expresión (RELE), da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA, em 2019.

Valquíria Guimarães
Agência AL

Voltar