CPI dos Medicamentos convoca vigilância sanitária de três municípios
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa que investiga a falsificação de medicamentos em Santa Catarina vai convocar representantes das vigilâncias sanitárias de três municípios: Florianópolis, Joinville e Itajaí. O requerimento solicitando a convocação dos representantes foi aprovado pelos integrantes da comissão em reunião realizada na tarde desta terça-feira (31).
Conforme o relator da CPI, deputado Fernando Coruja (PMDB), os depoimentos colhidos até agora pela comissão apontam que os casos de falsificação e venda de medicamentos estão relacionados principalmente com a fragilidade da fiscalização, que cabe à vigilância sanitária. “Como esse sistema está muito municipalizado, vamos ouvir os representantes desses três municípios para saber quais as dificuldades enfrentadas, quais os casos registrados”, justificou o relator.
A CPI também aprovou a convocação dos representantes estaduais da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag) e do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos (Sicovafarma), além de Renato Hurtado, da Anvisa, e Marcelo Lasmar, da Polícia Federal, autores do artigo científico “Medicamentos falsificados e contrabandeados no Brasil: panorama geral e perspectivas de combate ao seu consumo”.
Agência AL