Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
14/11/2014 - 12h10min

Correio Lageano completa 75 anos de registros de histórias da região serrana

Imprimir Enviar
Jornal conta com uma tiragem diária de 6.500 exemplares. FOTOS:Solon Soares/Agência AL

Com um amplo patrimônio cultural, histórico e pessoal, o Correio Lageano (CL) chega aos 75 anos de fundação em plena atividade. Marcado pelos principais registros e histórias da região Serrana, o veículo fundado em 21 de outubro de 1939 foi homenageado pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, na noite desta quinta-feira (13). Proposta pela Mesa da Casa, a solenidade,realizada no Serrano Tênis Clube, em Lages, visa o reconhecimento ao trabalho dos colaboradores, que nas suas atividades diárias contribuem para o desenvolvimento da região através de imagens e palavras.

Com mais de 16 mil edições, em pouco mais de sete décadas, o Correio Lageano é o segundo jornal mais antigo em circulação em Santa Catarina, e o principal veículo regional do Estado, com uma tiragem diária de 6.500 exemplares. Atualmente com 140 colaboradores, o Correio Lageano iniciou suas atividades com veiculação semanal até 1951. Sofrendo algumas alterações, passou a circular a partir de 1955 com circulações bissemanais, 11 anos depois passou a ser distribuído três vezes por semana, e a partir de 1967 com circulação diária.

Representando o Poder Legislativo, na ocasião, o presidente, deputado Romildo Titon (PMDB), e os demais parlamentares, o deputado Reno Caramore (PP) conduziu a sessão, destacando a importância do jornal para Santa Catarina. Ao recordar a trajetória do veículo, Reno salientou a força que o Correio Lageano trouxe para acelerar a implantação da BR 282. “Hoje homenageamos os fundadores, naturais desta terra, que socialmente e canonicamente prestaram e continuam prestando um incansável trabalho para o povo da região serrana”, avaliou. Na oportunidade, o parlamentar entregou um CD, com um vídeo produzido pela TVAL, que resgata a trajetória do jornal. Demais personalidades que contribuíram ao longo dessas décadas também foram homenageados. 

A trajetória do jornal foi marcada por inúmeros fatos e notícias, que se confundem com acontecimentos marcantes, catástrofes, acidentes, perdas, entre vitórias e conquistas determinantes para o crescimento socioeconômico da serra catarinense. Segundo a diretora, Isabel Baggio, o jornal  fez e faz história participando diretamente dos acontecimentos dos cidadãos serranos.  “Nossa ligação com a comunidade é a razão da nossa existência, sendo um veiculo de comunicação que transcende o propósito de ser uma empresa privada e se envolve diretamente com os temas da sociedade, abrangendo suas preocupações e anseios. Temos buscado defender as causas significantes para o desenvolvimento da região, sendo o porta-voz daqueles que não têm uma voz ativa para fazer suas reivindicações. É  dentro deste propósito que o Cordeiro Lageano faz sua história”, destaca.

Já o vice-prefeito de Lages, Antonio Duarte, ressaltou que são poucos os veículos de comunicação com idade e credibilidade como a do Correio Lageano. “Este periódico não leva apenas a informação, ele também trabalha temas importantes da região levantando assuntos, para que os poderes organizados possam ir atrás da solução, abrangendo as demandas da sociedade”, pontuou. 

Para comemorar mais de sete décadas de informação, o jornal circula pela cidade com painéis que apresentam as principais capas ao longo desta trajetória. Durante o evento, os convidados puderam apreciar uma exposição com as principais manchetes dos últimos 75 anos do jornal, além de serem agraciados com a apresentação do Coral da Orquestra Sinfônica de Lages.

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar