Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
05/09/2014 - 15h46min

Coral da Alesc comemora 14 anos de fundação

Imprimir Enviar
Grupo começou o trabalho no ano 2000. FOTOS: Lucas Gabriel Diniz/Agência AL

O Coral da Assembleia Legislativa comemora, neste sábado (06), 14 anos de atividades. Iniciado no ano 2000, por meio de um projeto do maestro Reginaldo Osvaldo da Silva, junto à Escola do Legislativo, o coral foi instituído formalmente em 2001, pela Resolução nº 1203, de autoria do então presidente da Casa, deputado Onofre Agostini. Vinculado à Gerência Cultural, o Coral da Alesc foi fundado com o intuito de apresentar-se em eventos solenes realizados na Assembleia Legislativa e em outros locais, mediante convite.

Desde seu início, o coral tem como objetivo oferecer aulas de técnica vocal e prática de canto coral aos funcionários da Alesc e à comunidade, desde que sejam voluntários. Atualmente, o grupo conta com a participação de 30 componentes, mas o número oscila de um ano para outro. Segundo o regente, “destes, 20 são mulheres e 10 homens, todos servidores da Alesc. O ideal, entretanto, seria contar com 40 componentes”.

Ado Steiner, funcionário aposentado da Assembleia Legislativa, entrou para o coral logo após encerrar suas atividades na Casa. Ele considera fundamental fazer parte do grupo para continuar exercendo uma atividade e pela união dos integrantes. "Eu sempre gostei muito de coral, nos apresentamos com frequencia e temos recebido muitos elogios. Cantar não é algo difícil e faz muito bem, podendo funcionar, muitas vezes, como uma terapia na vida das pessoas”.

O Coral da Alesc tem como professor de técnica vocal e regente auxiliar André da Silveira de Almeida. No repertório figuram hinos, músicas clássicas, folclores e populares. Em setembro de 2009, recebeu um de seus maiores prêmios: Chegou ao primeiro lugar na categoria B1 da Liga Artística do Alto Uruguai, no prestigiado Festival de Música de Itajaí. Reginaldo destaca que "a dinâmica dos corais atuais utiliza um trabalho instrumental que complementa de forma expressiva o canto coral”.

Em relação às funções de cada um, as mulheres atuam como sopranos e contra-altos e os homens como tenores e baixos, ou barítonos. Para fazer parte do grupo, é necessário ter disponibilidade de tempo para os ensaios e também para as apresentações. Os candidatos também passam por uma avaliação, na qual são observadas a aptidão vocal e a necessidade de uma preparação preliminar em teoria musical antes da efetiva admissão no grupo.

O regente explica que a música coral é muito rica e tradicional no estado. Por isso, é desenvolvido um repertório anual, adaptado ao momento de cada apresentação, que pode variar desde hinos a músicas clássicas e também folclores e populares. “Em nossa experiência de 14 anos há frente do grupo, percebemos que as pessoas gostam muito de ouvir músicas associadas às suas culturas, então sempre inserimos composições italianas e açorianas, mas também espanholas e alemãs. Estas últimas, em menor número, já que muitos dos integrantes do coral encontram dificuldades com o idioma alemão”.

Quem quiser participar do Coral da Alesc, pode entrar em contato com a Secretaria de Atividades do Coral, na Assembleia, pelos telefones (48) 3221-2612 e (48) 8444-4203.

Encontro de Corais
Durante todos os anos, o Coral da Alesc é anfitrião do Encontro de Corais, realizado durante a Semana do Servidor Público, no mês de outubro, conforme conta Raquel  Verzola, componente do grupo há dez anos e esposa do maestro. "Geralmente, durante essa semana, participam do evento os corais de órgãos estaduais da Grande Florianópolis. É um momento interessante para a troca de experiências".

De acordo com o regente do coral, “é extremamente significativo para a cultura coral a criação de oportunidades como esta, onde é possível mostrar todo um trabalho desenvolvido ao longo do ano, trocar experiências com outros corais e consolidar um evento que já marca a Semana do Servidor Público”. Ele sugere que, num futuro breve, a Assembleia possa desenvolver um encontro de corais de todos os legislativos. “Este seria um grande evento de música coral em Santa Catarina.”

Além das atividades promovidas pela Assembleia Legislativa, como homenagens a entidades e personalidades, bem como sessões solenes, em 27 de setembro o Coral da Alesc vai a Salto Veloso, na região Meio-Oeste, para participar do encontro de corais do município. Este ano, o Coral da Alesc vai promover a 7ª edição do encontro de corais da Assembleia, alusivo à Semana do Servidor Público. Já em dezembro, também está programada uma participação em uma missa, no bairro Ribeirão da Ilha, em Florianópolis.

Para 2015, quando completará 15 anos de atividades, o Coral da Alesc tem como planos realizar, na Assembleia, um grande encontro de corais e gravar um CD ou DVD com algumas das músicas que marcaram a trajetória do grupo nestes seus 15 anos de existência.

Sobre o regente, Reginaldo Osvaldo da Silva
Natural de Florianópolis, formado em música pela Udesc, estudou regência com o Maestro Carlos Besen e técnica vocal com a professora Ruth Gebler. Participou de duas edições do Curso Internacional de Regência, no Rio de Janeiro. Criador do Coral da Alesc, como professor de música atuou no Projeto Canto Coral, formando coros infantis em diversas unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis.

Instituiu a disciplina de música em duas unidades de ensino particular de Florianópolis, coordenou o coral e o departamento de música da Unesc, de Criciúma, de 2004 a 2011; dirigiu o coral da Associação Catarinense de Professores (ACP), de 2008 a 2013 e ministrou aulas de canto para idosos no SESC/Florianópolis.

Atualmente é maestro do Coral da Alesc e diretor de eventos da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes. Também realiza trabalhos de composição autoral, havendo gravado dois CDs (Entre Luas e Marés e Dona Ondina), onde contou com a direção do renomado músico catarinense Luiz Meira.

 

Michelle Dias
Agência AL

Voltar