Coordenador do grupo de trabalho do 5G da Acate fala à Comissão
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL
Coordenador do grupo de trabalho do 5G da Acate (Associação Catarinense de Tecnologia) e embaixador de marca da Startse, Fernando Gomes de Oliveira compareceu nesta quarta-feira (25) à reunião da Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia e Inovação para falar de soluções práticas para fortalecer o ecossistema econômico e tecnológico do Estado.
Autor do requerimento que proporcionou a discussão, o presidente do colegiado, deputado Jair Miotto (União), destacou a importância da atualização do 5G. “Conversei com o Fernando no Vale do Silício, nos Estados Unidos, e sua escola de inovação pode colaborar com conexões para o governo do Estado avançar no campo tecnológico. Temos 12 municípios no Estado com sinal aberto de 5G e torna-se urgente ampliar a lei de antenas para expandir o serviço.”
O empresário reiterou que Santa Catarina, por sua liderança no setor, é um ambiente propício à inovação, na busca de novos produtos, soluções e usos. “No entanto, mais empresas catarinenses precisam entrar neste mapa, levar aos executivos o conhecimento de agora com um olhar no futuro. Preparar líderes das organizações para construir o infinito baseado em cultura, liderança e transformação digital.”
Quanto à inovação no setor público, Fernando mencionou a necessidade de capacitação do gestor. “O gestor e seus colaboradores devem estar preparados para um mundo cada vez mais volátil e incerto, adquirindo conhecimentos, por exemplo, na área jurídica e de compras.”
Sobre as antenas licenciadas para a tecnologia 5G, ele disse que o Estado precisa voltar a avançar. “O estado de São Paulo dobrou o número de municípios atingidos por antenas em 2023, enquanto Santa Catarina ficou inerte, com apenas 12 municípios.”
Acompanharam ainda a explanação os deputados Nilso Berlanda (PL), Matheus Cadorin (Novo), Carlos Humberto (PL) e Pedrão (PP).
Agência AL