01/12/2009 - 13h34min
Cooperativa de Habitação dos Agricultores Familiares é homenageada pelo Parlamento
Em uma sessão especial requerida pelo líder do PT, deputado Dirceu Dresch, a Cooperativa de Habitação dos Agricultores Familiares (Cooperhaf) foi homenageada na noite de ontem (30) pela Assembleia Legislativa. A entidade foi fundada em 2001 e hoje atua em 12 estados brasileiros.
Conforme o proponente da sessão, em Santa Catarina a Cooperhaf atende dez microrregiões através dos sindicatos dos trabalhadores da agricultura familiar e das cooperativas de crédito rural com interação solidária. “A agricultura familiar vem construindo uma história fabulosa. É um setor importante para o país, que tem lutado bravamente por seu reconhecimento”, disse.
Dresch ainda destacou o fornecimento de alimentos da agricultura familiar para as escolas estaduais. “Isso é resultado de um grande trabalho do setor. Foram desafios superados. Lembrar esse momento é olhar para o futuro.”
A Cooperhaf já recebeu três grandes prêmios, dois mundiais e um nacional. Em outubro deste ano, a entidade conquistou o 1º lugar no prêmio internacional World Habitat Awards 2008/2009 (Prêmio Mundial de Habitat), da ONU, pelo projeto “Caprichando a Morada”, desenvolvido pela entidade que, além da moradia, proporciona formação, capacitação e informação com o objetivo de garantir maior qualidade de vida e bem-estar às famílias rurais beneficiadas.
O deputado Pedro Uczai (PT) destacou a importância do projeto premiado. “No meio rural, ter casa significa uma identidade. Que projeto grandioso. Parabéns pela justa homenagem, pela história, pela liderança.”
Ressaltando o atual momento do país, o deputado Vanio dos Santos (PT) disse que o brasileiro está vivendo o momento do sim. “É o governo da inclusão social, um governo do povo. Um governo que diz sim para a sociedade. E isso pode ser visto na agricultura familiar. É na casa que partilhamos nossos problemas e nossas felicidades e é dessa forma que eu reconheço a dedicação dessa cooperativa”, completou.
Em nome da Cresol, Egon Gabriel Júnior afirmou que a homenagem reflete aquilo pelo que lutaram. “A gente viaja pelos estados do Sul e percebe o quanto é difícil para uma família não ter uma casa. E esse projeto deu dignidade aos trabalhadores que nos alimentam, que nos dão tanto. Ainda temos muito trabalho para realizar e vamos continuar com a nossa luta.”
A representante da Cooperativa de Habitação de Agricultores Familiares de Santa Catarina, Liane Vitali Kothe, disse que o projeto faz as pessoas pensarem diferente. “Eu recebi uma carta de um agricultor que estava há 18 anos sem poder reformar sua casa, e com o projeto isso foi possível. É um momento de gratidão. Se morar bem faz parte da dignidade humana, o desafio é muito maior. E é este o nosso desafio”, finalizou. (Graziela May Pereira/Divulgação Alesc)
Homenageados
• Liane Vitali Kothe, coordenadora da Cooperhaf;
• Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar da Região Sul, representado por Alexandre Bergamin;
• Cooperativa de Crédito Rural com Intenção Solidária (Cresol), representado por Egon Gabriel Júnior;
• Caixa Econômica Federal, representada por Jacemar Bittencourt de Souza;
• Cooperativa de Habitação dos Agricultores Familiares, representada por Gustavo Sordi e Rosiane Rodrigues de Oliveira;
• Ricardo Schleicher e Salete Terezinha Schleicher, representando a região Oeste do Estado;
• Silvano Cacildo Klein e Lourdes Klein, representando a região Noroeste do Estado;
• Carina de Oliveira Horst, representando a região do Vale do Itajaí;
• Manoel Machado Cancelier e Terezinha Delsanti Cancelier, representando a região Sul do Estado.