Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
17/11/2015 - 12h41min

Convênio garante contratação de estagiários para atendimento biométrico

Imprimir Enviar
Deputado Gelson Merisio, desembargador Sérgio Baasch Luz e reitor Antonio Heronaldo de Sousa na assinatura do convênio

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gelson Merisio (PSD); o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), desembargador Sérgio Baasch Luz; e o reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Antonio Heronaldo de Sousa, assinaram um convênio, na manhã desta terça-feira (17), que garante a contratação de 60 estagiários para auxiliar no processo de cadastramento biométrico de eleitores.

A meta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é coletar os dados biométricos (assinatura, fotografia e impressões digitais) de 2,2 milhões de eleitores no estado até as eleições de 2016. De acordo com dados do TRE-SC, mais de 755 mil pessoas já fizeram o cadastro biométrico.

Os estagiários contratados vão atuar no período de novembro de 2015 a 31 de maio de 2016, distribuídos em cidades conforme as necessidades do TRE-SC. "O convênio garante que teremos toda a biometria em Santa Catarina a partir do próximo ano, após as eleições. Vamos nos preparar e aproveitar os estagiários, alunos da Udesc e de outras universidades, para estruturar o sistema biométrico em todo o estado", afirmou Luz. "O convênio é prorrogável, pois queremos fazer o restante da biometria após o processo eleitoral", acrescentou.

Cadastramento obrigatório
O cadastramento biométrico é obrigatório nos municípios de Biguaçu, Blumenau, Florianópolis, Joinville, Palhoça e São José. O prazo termina em março de 2016, com exceção de Biguaçu, onde se encerra no dia 29 de novembro deste ano. O eleitor que não fizer o cadastro terá o título cancelado e não poderá votar nas próximas eleições.

Para realizar o cadastramento biométrico é preciso apresentar documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência emitido nos últimos três meses e título de eleitor (se existente). Os homens maiores de 18 anos, no caso do primeiro alistamento, devem apresentar também a quitação militar. Para os maiores de 70 anos, a biometria só é necessária se o idoso quiser continuar a exercer o direito de voto.

A maioria dos postos de atendimento temporários do TRE-SC serão fechados no dia 30 de novembro. A partir de 1º de dezembro, o processo ficará restrito aos cartórios eleitorais.

Em caso de dúvidas, basta ligar para o Disque Eleitor Biometria, gratuitamente, por meio dos números 148 ou 0800-647-3760. O endereço e o horário de atendimento dos postos de cadastramento biométrico estão disponíveis no site do TRE-SC.

Ludmilla Gadotti
Rádio AL

Voltar