Consulta pública de Responsabilidade Social está aberta até 6 de novembro
A Comissão Mista de Certificação de Responsabilidade Social tornou pública a listagem das organizações que tiveram a inscrição homologada na 7ª edição da premiação, assim como o link de seus balanços sociais. Até o dia 6 de novembro, qualquer cidadão pode acessar a consulta pública pelo site http://responsabilidadesocial.alesc.sc.gov.br/consulta_publica e opinar sobre a responsabilidade social das 94 empresas e entidades com fins não econômicos homologadas no certame.
A consulta é um instrumento de transparência que tem por finalidade dar conhecimento à sociedade e colher manifestações na forma de denúncias, críticas, reclamações, dúvidas ou qualquer outra opinião sobre os Balanços Sociais inscritos na Certificação. Esse processo dura 20 dias ininterruptos (foi aberto no dia 17/10). “Este é o momento da participação social. As pessoas podem dizer o que pensam a respeito das organizações que estão inscritas no prêmio”, disse a presidente da Comissão Mista, Karla Straioto Spessatto.
As manifestações devem ser devidamente identificadas com nome e e-mail do responsável, mas a Comissão Mista assegura que será resguardado o sigilo dessas informações. Cada manifestação será anexada ao respectivo processo de inscrição e submetida ao relator designado para análise, de acordo com a presidente. Havendo necessidade, a empresa inscrita será notificada e terá cinco dias para apresentar justificativas, sob pena de ter a inscrição desabilitada.
Após a consulta pública será finalizada a avaliação para concessão do Certificado de Responsabilidade Social. As organizações melhor pontuadas em cada categoria serão premiadas com o Troféu Responsabilidade Social – Destaque SC. A solenidade de premiação está agendada para o dia 14 de dezembro, no Plenário Osni Régis da Assembleia Legislativa.
Agência AL