Cônsul-geral do Japão em Curitiba é recebido na Presidência da Alesc
O cônsul-geral do Japão em Curitiba (PR), Toshio Ikeda, foi recebido no final da tarde desta terça-feira na Presidência da Assembleia Legislativa pelos deputados Rodrigo Minotto (PDT), presidente da Comissão de Relacionamento Institucional, Comunicação, Relações Internacionais e do Mercosul, e Cesar Valduga (PCdoB). Ele participou da abertura da VI Semana da Amizade Brasil-Japão, realizada na Assembleia Legislativa, na noite desta terça.
Ikeda ressaltou a importância do evento no estreitamento dos laços entre o estado e o Japão Ele também lembrou que foi em Santa Catarina que os japoneses tiveram o primeiro contato com o Brasil, em 1803, quando houve um naufrágio de uma embarcação nas proximidades de onde está situada hoje a Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis. Atualmente, no estado, vivem mais de 15 mil descendentes de japoneses, concentrados principalmente em Frei Rogério, no Meio-Oeste.
“Nós temos acordos com Santa Catarina na cultura da maçã, além dos projetos de cooperação técnica pela Jica no combate a desastres no Vale do Itajaí”, destacou o cônsul. “Santa Catarina e Japão estão bem unidos e gostaríamos de promover ainda mais o estreitamento desse relacionamento.”
O deputado Rodrigo Minotto destacou o fato de Santa Catarina ser o único estado brasileiro a exportar carne de frango in natura para o Japão. Já Valduga destacou que o país asiático é um exemplo para Santa Catarina em vários campos. Durante o encontro, também foi anunciada a criação de um grupo de trabalho que vai auxiliar o governo estadual na elaboração de intercâmbios com províncias japonesas.