Cônsul-geral de Israel em São Paulo visita a Alesc
Na primeira visita oficial ao estado, o cônsul-geral de Israel em São Paulo, Dori Goren, participou de uma reunião com parlamentares na Assembleia Legislativa de Santa Catarina na manhã desta terça-feira (1º). O diplomata e a consulesa Cecília Goren foram recebidos no Palácio Barriga Verde pelo 1º secretário do Parlamento catarinense, Kennedy Nunes (PSD), e pelos deputados Gelson Merisio (PSD) e Rodrigo Minotto (PDT).
A principal pauta do encontro foi a missão que será realizada a Israel entre os dias 11 e 15 de setembro. “A missão programada para o próximo mês vai tratar de temas como startups, empreendedorismo, inovação, segurança e tecnologia. Queremos cooperar, fazer projetos em comum com Santa Catarina”, detalhou Goren.
O cônsul destacou que Israel é a segunda maior potência mundial em startups. “É um país que investe muitos recursos em pesquisas, quase 5% do produto nacional bruto de fundos públicos. Para se ter uma ideia, no Brasil é 0,2%. Por isso temos tantas startups. A cada ano são cerca de 1.500 novas e entre 10 e 20 bilhões de dólares de compras de startups israelenses.”
Durante a reunião, o diplomata e os deputados manifestaram a intenção de fortalecer os laços de cooperação entre Israel e Santa Catarina nas áreas de tecnologia e inovação. “É apenas a primeira visita, pois temos muito em comum, como ser um povo empreendedor. Este é o estado mais empreendedor do Brasil, mais focado em estudo, software, startups, sobretudo em Florianópolis. Por isso, acho que temos que estreitar laços”, comentou Goren.
Kennedy Nunes salientou a importância da participação do Poder Legislativo estadual nesse processo. “A nossa paradiplomacia, feita por lideranças regionais, tem trazido muitos resultados positivos e é exemplo para todo o país. Tudo aquilo que o Executivo oferece para que empresas se instalem no estado passa efetivamente pelo Legislativo. Com certeza essa parceria vai trazer muitos benefícios ao povo catarinense.”
Rádio AL