Conselho de Administração é homenageado em sessão especial
A Assembleia Legislativa homenageou em sessão especial, na noite de segunda-feira (6), o Conselho Regional de Administração de Santa Catarina (CRA-SC). A solenidade foi proposta pelo deputado Natalino Lázare (PODE) para celebrar a passagem dos 35 anos de fundação da entidade.
O Conselho Regional de Administração de Santa Catarina é uma autarquia federal dotada de personalidade jurídica de direito público, com autonomia técnica, administrativa e financeira para atuar no estado de Santa Catarina. Atua como órgão consultivo, orientador, disciplinador e fiscalizador do exercício da profissão de administrador e tecnólogo em administração no estado. No quadro de registros emitidos, constam mais de 32 mil profissionais, empresas e estudantes.
Durante a solenidade, o presidente do CRA-SC, Evandro Fortunato Linhares, explicou que é papel do conselho “assegurar que os postos de trabalho sejam ocupados por profissionais devidamente capacitados e habilitados para exercer o ofício” e que o registro no conselho submete os profissionais ao exercício ético da profissão. Ao abordar a importância da atuação profissional na administração pública, Linhares afirmou que o volume de recursos desperdiçado pela má gestão é muito maior que o valor consumido pela corrupção no Brasil. Por outro lado, assegurou que “as câmaras técnicas do CRA de Santa Catarina vêm apresentando cases de muito sucesso” e defendeu que os administradores ocupem espaço na política para fazer a diferença.
O proponente da homenagem falou sobre a importância dos profissionais da área de administração para o desenvolvimento do estado. Conforme Lázare, a categoria é importante para a organização administrativa tanto do serviço público quanto da iniciativa privada. “Ninguém faz aquilo que vocês fazem se não tem preparo e se não tem liderança. O administrador é um líder por excelência. Poucas são as profissões que têm essa característica tão forte.”
O conselheiro do CRA-SC, Antonio Carlos de Souza, acrescentou que “o Poder Executivo, as empresas e todas as organizações devem compreender e buscar ter nos seus quadros o melhor profissional possível. E quando se fala de gestão, o melhor profissional é o bacharel ou tecnólogo na área de administração”.
História
A criação dos primeiros cursos de administração no Brasil ocorreu em 1952. A motivação para a criação desses cursos está relacionada à necessidade de profissionais para as diferentes funções de controle, análise e planejamento das atividades empresariais, a partir da década de 40, quando se acentuou a necessidade de mão de obra qualificada e, consequentemente, da profissionalização do ensino de administração no Brasil, por meio da regulamentação do currículo mínimo dos cursos superiores. A regulamentação profissional ocorreu em 1965 e, a partir daí, começaram a ser instituídos os organismos de controle da profissão.
O CRA-SC foi desmembrado do CRA-PR por resolução do Conselho Federal de Administração em dezembro de 1982, quando se verificou a existência de um número significativo de profissionais que se formavam em cursos de bacharelado em Administração nas instituições de ensino superior de Santa Catarina.
Homenageados:
- Evandro Fortunato Linhares
- Antonio Carlos de Souza
- Everaldo José Tiscoski
- Djalma Henrique Hack
- Marco Antonio Harms Dias
- Paulo Sergio Jordani
- Arcênio Patrício
- Isabela Regina Fornari Muller
- Úrsula Maria Ludwig Moraes
- Evanir Dario
- Adilson Digiácomo
- Miguel Rivero Neto
- Mileide Marlete
- Ferreira Leal Sabino;
- Thiago Barbosa Fernandes
- Fabiano Goldacker
- Vilmar Roque Pereira
- Diego da Silva
- Crislaine Kalkmann
- Antônio Niccoló Grillo
- Daniela Bitencourt Zimmermann
- Adriana Gonçalves
- Orcali Serviços de Limpeza Ltda
- Universidade do Vale do Itajaí (Univali)
Agência AL