Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
16/09/2013 - 21h58min

Conselho Estadual de Educação presta homenagem a Willy Zumblick

Imprimir Enviar
Presidente da Assembleia, Joares Ponticelli, discursa durante sessão do CEE. FOTO: Carlos Kilian/Agência AL

O Conselho Estadual de Educação (CEE) de Santa Catarina realizou na noite desta segunda-feira (16) uma sessão em comemoração ao centenário de nascimento do artista plástico catarinense Willy Zumblick. O evento, que ocorreu no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC), em Florianópolis, reuniu autoridades, familiares do homenageado e pessoas ligadas às artes plásticas.

A homenagem foi proposta pelo conselheiro José Carlos Pacheco e aprovada por unanimidade pelo colegiado. Segundo o presidente do CEE, Maurício Fernandes Pereira, Willy Zumblick é uma figura importante para a educação e para a cultura em Santa Catarina. “Cultura é educação e educação é cultura. Essa sessão é uma maneira de reconhecer a importância de Zumblick, que tão bem retratou o estado de Santa Catarina nas suas telas”, disse Pereira.

O professor Raimundo Zumblick, filho do homenageado, ressaltou a importância do reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo artista plástico, que dedicou 75 dos seus 94 anos de vida às artes, em especial à pintura. “Essa é uma homenagem a um artista que se dedicou também ao estado de Santa Catarina, com o dom divino de pintar”, afirmou.

O deputado Joares Ponticelli (PP), presidente da Assembleia, representou o Parlamento catarinense no evento. Ao destacar a importância de Willy Zumblick para as artes plásticas, ele lembrou que a Assembleia fará, no próximo dia 26, uma sessão solene em Tubarão, terra natal do homenageado, exatamente no dia em que Zumblick completaria 100 anos. “Essa sessão do Conselho Estadual de Educação abre oficialmente as comemorações do centenário de Willy Zumblick, uma justa homenagem a esse catarinense que deixou um legado de obras que tão bem retratam o nosso estado”, resumiu o deputado

Durante a sessão, foram exibidos três documentários sobre a história de Willy Zumblick. O público também acompanhou o lançamento de obras literárias e de uma revista, relacionadas com o homenageado. A professora Lélia Pereira da Silva apresentou a segunda edição do livro “Zumblick, uma história de vida e arte”, que traz, de forma detalhada, a trajetória do artista plástico, considerado pela população catarinense uma das maiores personalidades do estado.

Também participaram da homenagem o presidente do TCE-SC, conselheiro Salomão Ribas Júnior; o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps; o prefeito de Tubarão, João Olavo Falchetti; o vice-prefeito de Florianópolis, João Amim; além de conselheiros do CEE e do TCE.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar