Congresso técnico define os primeiros confrontos dos Jasc 2017
A Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) realizou na tarde desta quinta-feira (19), no Serrano Tênis Clube, em Lages, o Congresso Técnico dos 57º Jogos Abertos de Santa Catarina, que serão disputados em Lages, entre 3 e 11 de novembro. O evento teve a presença de representantes dos 97 municípios que vão disputar as competições e definiu os primeiros confrontos das modalidades coletivas, entre elas basquete, vôlei, futebol e futsal, com o sorteio dos grupos da fase de classificação.
Ao todo, serão 26 modalidades e a disputa de 47 troféus. Cinco esportes não contarão pontos para o quadro de pontuação que define a cidade campeã dos Jasc: basquete feminino, bolão 16 feminino, remo, tênis feminino e triathlon. Neles, o número de municípios participantes é inferior a oito. Uma resolução em vigor determina que, para contar pontos no Jasc, a modalidade tem que ter oito ou mais cidades na disputa. O atletismo masculino é o esporte com o maior número de participantes: serão 26 municípios. A menor participação está no bolão 16 feminino: seis cidades.
Os Jasc 2017 começam, na realidade, antes do dia 3 de novembro, dia em que será realizada a cerimônia de abertura. O remo será disputado nos dias 28 e 29 de outubro, em Florianópois, na raia náutica próxima à cabeceira insular das pontes Colombo Salles e Pedro Ivo. Sete municípios participarão das provas: Águas Mornas, Blumenau, Chapecó, Florianópolis, Presidente Getúlio, Santo Amaro da Imperatriz e Tubarão.
Expectativa
O congresso técnico foi comandado pelo diretor de Esportes da Fesporte, Dárcio de Saules. Ele destacou o trabalho de preparação feito pela Comissão Central Organizadora (CCO) dos Jogos. "Os locais de competição já eram conhecidos e sabíamos da capacidade de Lages sediar os Jasc. Todos estão praticamente prontos para as disputas", disse. Conforme o dirigente, até o fim desta sexta-feira (20) a Fesporte deve disponibilizar o calendário com a primeira rodada das modalidades coletivas.
O prefeito de Lages, Antônio Ceron, também participou do congresso técnico. Ele afirmou que o município, ao sediar o evento, dará sua contribuição para o desenvolvimento do esporte amador catarinense. "Lages, com muita humildade e responsabilidade, espera realizar os Jogos Abertos que representem uma injeção de ânimo, uma revitalização desse evento tão importante para Santa Catarina", disse.
Ainda nesta quinta-feira, ocorre outro importante evento referente aos Jasc 2017: o acendimento do fogo simbólico da competição. Será em Brusque, a cidade berço dos Jogos Abertos de Santa Catarina, a partir das 20 horas.
Agência AL