Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
06/12/2022 - 16h19min

Congresso na Assembleia Legislativa destaca importância dos vereadores

Imprimir Enviar
Deputado Moacir Sopelsa
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

O governador eleito, Jorginho Mello (PL), e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Moacir Sopelsa (MDB), destacaram a importância do legislativo municipal para consolidação da democracia brasileira na abertura do Congresso Estadual de Vereadores 2022, promovido pela União dos Vereadores de Santa Catarina (Uvesc), nesta terça-feira (6), e que encerra na sexta-feira (9).

O evento conta com a presença de mais de 300 vereadores e assessores parlamentares, e terá palestras com profissionais da área jurídica e representantes do Tribunal de Contas do Estado (TCE). O Congresso é destinado a vereadores e assessores legislativos de todo o estado que buscam ampliar a rede de conhecimentos acerca do trabalho legislativo nas mais diversas esferas. Em paralelo ao Congresso, a Uvesc também promove o Encontro do Fórum Parlamentar da Mulher.

Na cerimônia de abertura, no Auditório Antonieta de Barros, o presidente da Alesc, deputado Moacir Sopelsa, falou sobre a importância do encontro. “O Legislativo, seja ele nacional, estadual ou municipal, é onde acontece todos os debates e a Uvesc tem por tradição todos os anos promover seus encontros, debates, ações, encaminhamentos e a Assembleia Legislativa nunca deixou de ser parceira. É pelo reconhecimento que eu sempre tive, assim como todos os parlamentares desta Casa, às câmaras de vereadores, pois o vereador é o primeiro a receber as demandas da população, ele está sempre mais perto do cidadão, então temos que valorizar essa instituição.”

“Esses encontros, além de proporcionar qualificação para os vereadores, treinamento, é um momento de congraçamento, de trocar ideias, experiências do que uma câmara faz, qual projeto que deu certo, enfim sempre aplaudi esses eventos. O vereador é a peça mais importante da política. É o primeiro elo, o eleitor sabe aonde ele mora, sabe o que pedir para ele, depois dele ao prefeito e assim por diante. Então, nesses encontros há sempre um saldo positivo, com temas nacionais e estaduais, e acima de tudo é essa troca de experiência que faz todo mundo crescer”, destacou o governador eleito, Jorginho Mello.

O presidente da Uvesc, vereador de Concórdia, Anderson Guzzatto (PL), enalteceu o encontro. “Estamos unindo os dois Legislativos de Santa Catarina, a Alesc com as câmaras de vereadores, onde as coisas acontecem, onde são votadas as leis, então é muito importante esse congresso. A Uvesc tem esse papel, de trazer o conhecimento, as informações, essa troca de experiência. Esse evento é para direcionar os vereadores, nunca sabemos demais, sempre precisamos agregar para o nosso trabalho. O tempo que estaremos aqui é importante para os vereadores.”

Cronograma

Dia 6/12 – Terça-feira

15h- Abertura

16h – Palestra “Cidades do futuro, como legislar em um novo ambiente”, com o professor Mário Mayer.

Dia 7/12 – Quarta-feira

9h- Palestra “Trabalhando a gestão emocional em tempos de guerra”, com a máster coach, Fernanda Analu.

10h- Palestra com diretor do TCE, Moises Hoegenn.

14h30 – Palestra “Empreendedorismo Público”, com o empreendedor Luís Paulo Severo.

15h30 – Palestra com o advogado especialista em direito eleitoral, Antônio Augusto Mayer dos Santos.

Dia 8/12 Quinta-feira

9h – Palestra “Denúncias e Representações no TCE e no MP: como fazer e como funcionam”, com o especialista em direito público, Vinicius Neres.

10h- Palestra com o advogado especialista em direito eleitoral, Antônio Augusto Mayer dos Santos.

14h – Palestra “Orientações práticas para reformular e atualizar o regimento interno da câmara municipal”, com Renata Cunha.

15h30 – Palestra “Como fazer o básico para se comunicar com o cidadão usando as redes sociais”, com o especialista em gestão da Comunicação, Andrea Artigas.

Dia 9/12 Sexta-feira

8h – Palestra “Institucional Uvesc”, com o presidente da Uvesc, Anderson Guzzatto.

9h – Boas práticas no Legislativo.

10h – Encerramento.

Voltar