Uvesc promove debate sobre gestão pública e a reforma política
A União de Vereadores de Santa Catarina (Uvesc) realiza a partir desta quarta-feira (3), no Auditório Antonieta de Barros da Assembleia Legislativa, o Congresso Estadual de Vereadores. O evento, promovido anualmente pela entidade, reúne os parlamentares dos municípios catarinenses para discutir temas como a reforma política e a gestão pública.
Com o auditório lotado, cerca de 460 participantes, entre vereadores e servidores dos legislativos municipais, acompanharam a cerimônia de abertura que contou com a presença do secretário estadual da Articulação Estadual, Gelson Sorgato, e do presidente da Assembleia, deputado Romildo Titon (PMDB). O parlamentar, que também já foi vereador por 12 anos em Campos Novos, destacou as parcerias do Legislativo Estadual com as câmaras municipais.
"Em 2015, devemos fortalecer esta relação através da Escola do Legislativo para ampliar a oportunidade de formação dos servidores e vereadores". O presidente também falou da importância das parcerias com as câmaras para a distribuição do sinal aberto da TVAL através da Rede Legislativa Nacional e também da Rádio AL, que deve iniciar suas transmissões em FM a partir do próximo ano.
O conselheiro presidente da Uvesc, o vereador Itamar Antônio Agnoletto, de Chapecó, elogiou a participação dos vereadores e servidores. "Este é um evento que serve principalmente para fortalecer a estrutura das câmaras municipais", ressaltou.
O deputado Jean Kuhlmann (PSD), que prestigiou o evento, caracterizou como fundamental o encontro para a formação dos vereadores. "Eles são os primeiros a receber as reivindicações da comunidade e devem estar preparados para atender as demandas dos seus eleitores".
Também presente no congresso, o deputado Neodi Saretta (PT) ressaltou a importância do evento: "Quando o parlamentar busca o aperfeiçoamento ele se prepara para defender os interesses dos cidadãos", concluiu.
Atividades
A palestra de abertura, ministrada pelo diretor de atos do pessoal do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC), Reinaldo Gomes Ferreira, teve o objetivo de orientar os participantes sobre os atos administrativos na estrutura organizacional e a gestão dos cargos nas câmaras de vereadores. A parceria com o TCE é uma constante nos eventos da Uvesc e tem o objetivo de orientar administrativamente a gestão dos atos de pessoal e de estrutura enquadrando nos termos da constituição.
Durante a tarde, as palestras irão tratar da gestão pública e os palestrantes serão Leila Navarro e Jean Carlo Damásio. O primeiro dia encerra com a discussão e votação do regimento interno do Fórum Permanente da Mulher Parlamentar.
Na quinta (4), Alexandre Canella e Mauro Prezotto falam sobre a reforma política, e à tarde Paulo Antônio Locatelli, promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente, palestra sobre a legislação ambiental em relação ao lixo e aos cemitérios municipais.
Nova diretoria
Na sexta-feira será realizada a eleição para a nova diretoria do conselho da entidade. A posse está marcada para março do próximo ano no encontro estadual, que também deve ser realizado na Assembleia Legislativa.
Agência AL