Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
01/02/2019 - 11h33min

Confira os principais pontos da entrevista coletiva de Julio Garcia

Imprimir Enviar
Julio Garcia concedeu entrevista à imprensa após a eleição da Mesa
FOTO: Solon Soares/Agência AL

Após a sessão preparatória que elegeu os membros da Mesa da Assembleia para o biêncio 2019-2021, o presidente Julio Garcia concedeu uma entrevista coletiva na Sala de Imprensa da Assembleia Legislativa. Confira os principais pontos:

Condução da Assembleia
“Vamos conduzir a Casa de forma que haja condições iguais para que os 40 deputados possam trabalhar, representar suas regiões, representar Santa Catarina. Essa é a principal bandeira: enquanto eu estiver na Presidência, a Casa não servir de trampolim para projeto pessoal, nem vai concentrar poder aqui ou acolá. Será uma Casa plural, dos 40 deputados, dando condições iguais para todos.”

Relação com o Executivo
“Constituição Estadual, harmonia e independência. Quem tem que construir maioria é o governo. O governo é que tem que tomar a iniciativa de construir essa maioria.”

“Naquilo que a Assembleia puder ajudar, vai ajudar. A minha tese é que os projetos que forem bons para Santa Catarina serão aprovados. O que tiver que mudar, será mudado. O que tiver que rejeitar, vai ser rejeitado. Mas isso tudo rigorosamente como preconiza a Constituição, de forma harmônica e independente. Não há nenhum comportamento da Assembleia que não seja nessa direção e não haverá enquanto eu estiver na Presidência.”

Concurso público na Alesc
“Vamos fazer uma análise da situação. Não tomarei nenhuma decisão sem conversar com o colégio de líderes.”

Devolução de recursos do Parlamento
“Se tiver sobra, [a devolução] será feita com responsabilidade, que não vá prejudicar os trabalhos da Assembleia. Tem que devolver, é natural que devolva. Mas vamos devolver o dinheiro sem carimbo.”

Corte de despesas na Alesc
“Vou analisar todas as despesas, todos os contratos. Na medida do possível, nós vamos reduzir. A tendência é reduzir. Estamos vivendo um novo tempo, de preocupação com os recursos, com investimentos. Vamos ver tudo isso, sem açodamento, uma gestão muito equilibrada. Já fui presidente duas vezes, sei que temos que fazer com cautela.”

Sobre a política
“Não existe nova política e velha política. A política é uma só. Há pessoas que exercem bem a política e essas devem permanecer. Tem aquelas que não exercem bem. Essas têm que ir para casa. Um pouco já foi agora. As eleições vão depurando. Vivemos um momento bom, em que a população demonstrou que se preocupa com as eleições, tanto que deu o recado nas urnas.”

“Eu não gosto de dirigir. Portanto, não uso retrovisor. Na política, é a mesma coisa.”

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar