Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
09/09/2014 - 16h52min

Conferência internacional sobre segurança pública prossegue até quinta (11)

Imprimir Enviar

Começou nesta terça-feira (9) e segue até quinta-feira a 12ª edição da IACP (Conferência Executiva de Segurança Pública para América do Sul) sediada neste ano em Florianópolis. O evento, voltado exclusivamente a profissionais da área de todo país, deve reunir cerca de 5 mil pessoas nos três dias de evento. O principal foco dos debates deve ser o “aprimoramento e capacitação profissional em segurança pública”.

Paralela à conferência, ocorre a 14ª Interseg (Feira Internacional de Tecnologia, Serviços e Produtos para Segurança Pública), que reúne 60 expositores, com o que há de mais moderno e tecnológico em vigilância e proteção à população. A feira é uma promoção da Associação Internacional dos Chefes de Polícia (IACP). Esta é a segunda vez que Santa Catarina sedia os dois eventos.

O governador interino, desembargador Nelson Schaefer Martins, disse, na abertura da conferência, que o encontro representa a discussão do que há de “mais avançado para uma sociedade livre, segura e democrática”. Os baixos índices de criminalidade e homicídios do estado também foram destacados.

“Santa Catarina é hoje, para nosso orgulho, referência nacional em segurança pública. Temos a menor taxa de homicídios do país, 12,8 por 100 mil habitantes, enquanto que a média nacional é de 29 por 100 mil habitantes”, comparou Schaefer Martins.

O presidente mundial da IACP, Yost Zakhary, também citou os índices catarinenses de segurança pública, afirmando que são comparáveis “a índices europeus”.  Zakhary falou ainda da importância de discutir a segurança pública, pensando no bem das próximas gerações.

Representantes de secretarias de estado de segurança pública de 20 unidades da federação vieram a Florianópolis para participar do evento. O secretário catarinense, Cesar Augusto Grubba, deu as boas-vindas. “Vamos promover uma troca de experiências para cooperação policial internacional”, observou.

Chefes dos comandos das polícias Civil e Militar, Federal, Rodoviária Federal, Bombeiros Militares e Perícia Criminal participam da conferência, ao lado de representantes de colegiados da segurança pública de todo Brasil. Ainda estão reunidos profissionais da área da Argentina, Colômbia, Equador, Venezuela e Estados Unidos.

Rony Ramos
Rádio AL

Voltar