Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
06/06/2014 - 08h09min

Sessão solene celebra 80 anos de emancipação política de Concórdia

Imprimir Enviar
Sessão solene em homenagem aos 80 anos de emancipação do município de Concórdia FOTO: Lucas Gabriel Diniz/Agência AL

Os 80 anos de emancipação político-administrativa de Concórdia, cidade localizada no Oeste de Santa Catarina, foram lembrados em sessão solene na noite de quinta-feira (5), no Anexo Multiuso do Parque de Exposições Senador Attilio Fontana. Os deputados Neodi Saretta (PT) e Moacir Sopelsa (PMDB), representantes da região, foram os solicitantes da homenagem, que reuniu centenas de cidadãos concordienses e de cidades vizinhas. O município completa 80 anos em 29 de julho.

Destaque na produção alimentícia, Concórdia foi fundada por colonizadores provenientes do Rio Grande do Sul, principalmente descendentes de italianos e alemães que haviam emigrado para o Brasil no século XIX. A cidade, terceira maior da região, depois de Chapecó e Caçador, tem 71.499 habitantes, segundo dados do IBGE de 2013. A colonização passou a ser intensificada após a Guerra do Contestado, especialmente nos anos 20 e 30. Nessa época, os governos estadual e federal estimularam a venda de pequenas propriedades rurais aos colonos gaúchos. Até então, a região era habitada somente por caboclos.

A economia, desenvolvida pelos povos primitivos da região e pelos colonizadores, concentra-se nas agroindústrias, criação de suínos, aves e plantações de milho e soja em minifúndios, e no comércio, que atendem toda a região e tornaram-se referência no país. A economia tem base na agropecuária, criação de suínos e aves e plantações de milho e soja em minifúndios.

Saretta destacou o importante cenário industrial e lembrou que a cidade é a primeira em geração de empregos no estado e, também, uma das cidades brasileiras que apresenta um dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH). "A história de Concórdia é uma história de trabalho, de sacrifício, de uma cidade com altíssima qualidade de vida. Isso é fruto do trabalho dos desbravadores. Os alimentos produzidos aqui são distribuídos para mais de cem países."

O parlamentar lembrou do nascimento de uma das maiores agroindústrias do mundo, a Sadia, que está completando 70 anos neste mês de junho. "Nós temos um processo de crescimento que leva em consideração a renda e manutenção dos nossos agricultores. Criamos uma cultura de participação popular em que as pessoas se unem para atingir o desenvolvimento." Segundo Saretta, não existe nenhum homenageado em especial, porque todos os cidadãos da cidade e de regiões vizinhas merecem homenagem.

Para Moacir Sopelsa, é fundamental lembrar os desbravadores que passaram por inúmeras dificuldades para colocar Concórdia no mapa como cidade de destaque na produção alimentícia mundial. O parlamentar fez um resgate histórico e reverenciou os antepassados por sua força na construção do município. "Concórdia tem uma história muito bonita, nós temos que preservar e continuar agindo para que as gerações futuras se orgulhem e continuem o trabalho dos colonizadores. Precisamos valorizar o esforço dos que levantaram esta cidade, quando não existiam estradas, energia elétrica, nem qualquer facilidade."

O trabalho das entidades foi analisado por Adir João Somariva, presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários de Concórdia. "É muito honroso para as entidades receber essa homenagem. Vamos continuar trabalhando com todas as células sociais, privadas e públicas, para o desenvolvimento sociocultural de nossa cidade." Somariva resgatou o estatuto dos Bombeiros Voluntários e afirmou que somente a eficácia da riqueza das celular sociais pode, em somatória, resultar no bem-estar de nossa sociedade.

O prefeito João Girardi afirmou que mesmo antes da emancipação já existiam as famílias desbravadoras. "Quando lembramos dos pioneiros nos emocionamos. Essas pessoas construíram a história de luta e trabalho. Pessoas que saíam de casa com apenas um machado ou uma enxada, mas que tinham a ousadia de iniciar uma produção.” Girardi rememorou a história de seu pai, que deixou o Rio Grande do Sul para ajudar a construir um lugar ainda inóspito. Segundo ele, é preciso lembrar de todas as pessoas que se doaram e tiveram determinação e visão de futuro. "Acima de tudo está a dignidade, a humildade e a integridade das pessoas que se uniram para, com determinação, construir uma história. Temos o dever de continuar a construir essa história."

Homenageados:

  • Joao Girardi - prefeito de Concórdia
  • Rogério Luciano Pacheco - presidente da Câmara de Vereadores de Concórdia 
  • Lorena Felicidade Paviani - representante do Conselho Municipal do Idoso
  • Jeferson Osvaldo Vieira - Juiz de Direito - representando o Poder Judiciário da região
  • Adir João Somariva - presidente da Associação de Bombeiros Voluntários de Concórdia
  • Liane Adamy – 1ª vice-presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Concórdia
  • Leni Suzin Marini – 2ª vice-presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Concórdia
  • Bruno Alexandre Marques Bilha - representante do Coletivo Sindical
  • Edson Argenton - representante da Associação Empresarial de Concordia
  • Moacir Zatt - representante da Câmara de Dirigentes Lojistas de Concórdia
  • Edio Santo Rosset - representante da Beneficência Camiliana do Sul, Hospital São Francisco
  • Alice Ana Prodorutti Alves e Suzana Luiza Trevisol - representantes da Escola de Educação Básica Professor Olavo Cecco Rigon
Michelle Dias
Agência AL

Voltar