Concessão do trecho Sul da BR-101 mobiliza deputados
A concessão à iniciativa privada do trecho Sul da BR-101, prevista para 2019, mobilizou os deputados durante a sessão desta quarta-feira (17) da Assembleia Legislativa.
“Quero convidar para a audiência pública de amanhã, às 14 horas, no Sisos Hall, em Criciúma, para discutir o edital de concessão do trecho Sul da BR-101, precisamos entender todos os mecanismos que farão parte do edital, queremos discutir, temos muitas perguntas e dúvidas de como encontrar o melhor desenho”, declarou José Milton Scheffer (PP).
O representante de Sombrio questionou a necessidade de conceder à iniciativa privada a manutenção do trecho.
“Foi construída com nossos impostos, a manutenção também pode ser paga com nossos impostos”, sugeriu Scheffer, que ponderou o aumento dos custos de produção no Sul do estado.
“O que mais me chamou a atenção foram os quatro postos, é um exagero, realmente é um exagero para a região Sul, três é o máximo que se pode pensar”, admitiu Mota, que criticou a qualidade da obra. “De terceiro mundo”.
Acelerar a tramitação
O vice-presidente da Casa, Leonel Pavan (PSDB), sugeriu acelerar a tramitação dos projetos.
“Tem de acelerar os projetos para que possamos limpar a pauta este ano, especialmente quem não vai ser deputado ano que vem, gostaria que os meus projetos fossem relatados o mais rápido possível, o Marcos Vieira (PSDB) é relator de alguns projetos”, exemplificou Pavan.
O deputado destacou o projeto de sua autoria que institui a lista tríplice para delegado-geral.
“Uma lista submetida ao governador, que escolherá o nome, democratizando a escolha do delegado-geral. Está na CCJ, mas creio que em breve a PEC deverá estar apta à votação, pelo motivo que peço o apoio de todos”, discursou Pavan.
Aposentadoria dos policiais civis
Maurício Eskudlark (PR) voltou a falar sobre a aposentadoria dos policiais civis, alterada por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
“Os 279 policiais que se aposentaram em 2015, 2016 e 2017 terão, por um recálculo, reduzido drasticamente o valor das suas aposentadorias. Segundo parecer da Procuradoria, os policiais terão a opção de retorno ao serviço para completar o tempo para aposentadoria integral. É injusto, mas menos mal, ao menos oferece a oportunidade de voltarem à atividade e não perderem a sua remuneração”, avaliou Eskudlark.
Evasão escolar
Doutor Vicente Caropreso (PSDB) convidou os colegas e a população para participarem de seminário promovido pela Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, em parceria com a MPSC, para tratar do combate à evasão escolar.
“É um assunto importante, a pedido do MPSC nos reuniremos para debater nesta quinta e sexta-feira, no Plenarinho, porque o nosso jovem está fora da escola. É um problema antigo, no país a taxa de evasão é de 11,2% para ensino médio e em SC é de 10%”, informou Caropreso.
Cooperativismo de crédito
José Milton Scheffer parabenizou as 65 cooperativas de crédito que atuam no estado pela passagem do seu dia, comemorado em 18 de outubro.
“Geram quase 10 mil empregos e movimentam R$ 5 bilhões por ano, as cooperativas de crédito caíram no agrado do catarinense, oferecem taxas menores e hoje são a mola propulsora do nosso desenvolvimento”, justificou Scheffer.
Os deputados Maurício Eskudlark e Moacir Sopelsa (MDB) também parabenizaram as cooperativas de crédito.
Agência AL