Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
03/03/2020 - 16h46min

Concerto beneficente destina recursos à primeira delegacia da mulher de SC

Imprimir Enviar
Cantora lírica Masami Ganev, idealizadora do concerto “Mulheres em Movimento”

O protagonismo da Assembleia Legislativa de Santa Catarina de contar com seis deputadas estaduais, a maior bancada feminina de sua história, vem incentivando iniciativas de valorização das mulheres quando é comemorado o Dia Internacional da Mulher, 8 de março. Um dos exemplos é a realização de um concerto beneficente nesta quarta-feira (4), a partir das 20 h, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, em prol de obras de humanização da primeira delegacia da mulher em Santa Catarina, a 6ª Delegacia de Polícia da Capital, que completa 35 anos em setembro deste ano.

A intenção é arrecadar recursos para uma obra destinada a levar mais conforto às mulheres que procuram a delegacia para denunciar crimes de violência e o evento faz parte da programação que marca o mês da mulher. De acordo com a diretora Geral de Polícia da Grande Florianópolis, Eliane Chaves, somente no ano passado foram registrados 59 casos de feminicídios no Estado, sem contar que nove mulheres são estupradas todos os dias em Santa Catarina. Em Florianópolis, a Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso atende de 600 a 700 casos de violência contra as mulheres todos os meses e mensalmente são expedidos 150 requerimentos de medidas protetivas às mulheres vítimas de agressão.

O quadro se agrava quando há falta de estrutura no prédio para o acolhimento da mulher quando ela procura a delegacia para denunciar os abusos, relata a cantora lírica Masami Ganev, idealizadora do concerto “Mulheres em Movimento”. Natural do Japão e residente há 20 anos em Florianópolis, ela conta que a ideia surgiu após auxiliar uma amiga a registrar um boletim de ocorrência, há cerca de um ano e meio, ao conhecer o ambiente da delegacia. Masani considerou o lugar sem aconchego, sem privacidade e longe do ideal de acolher uma mulher em momento frágil.

No concerto desta quarta-feira, além dela, estarão no palco o Sexteto de Cordas da Camerata Florianópolis, Alberto Heller (piano), Wagner Segura e convidados (grupo de choro), Carla Domingues (soprano), Iva Giracca (violino), Roger Correa (gaita), Studio Ale Gutierres Arte & Terapia (dança flamenga), Roberta Oliveira (bailarina) e Maristela Borges (narração). O ingresso é comercializado a R$ 50 e pode ser adquirido na bilheteria dos teatros Ademir Rosa, Álvaro de Carvalho e Pedro Ivo ou pelo site da Blueticket (www.blueticket.com.br).

A 6ª Delegacia de Polícia da Capital atualmente conta com quatro delegadas e 35 policiais. Foi inaugurada em 1985 com objetivo de atender reivindicações feministas na década de 70 e 80 e a luta pelo direito da mulher. Hoje, Santa Catarina conta com 31 delegacias dedicadas à proteção da mulher.

Voltar