Comunidade terapêutica de Içara utiliza a tribuna no Dia de Combate às Drogas
No dia mundial de combate às drogas (26), a presidente da Comunidade Terapêutica Feminina "Deus está aqui", Rosane Cavalheiro, ocupou a tribuna do Parlamento catarinense para apresentar o trabalho desenvolvido pela entidade. O espaço foi solicitado pelo deputado José Milton Scheffer (PP), que enalteceu a importância da comunidade como modelo de centro de recuperação química, sendo a única que permite que as crianças fiquem com suas mães até o fim do tratamento. "São exemplo de que quando se tem vontade, quando se tem coragem e quando se tem, acima de tudo, muito amor, podemos sim contribuir e fazer a diferença", ressaltou o deputado.
A comunidade é uma entidade pública sem fins lucrativos fundada em 14 de abril de 2008 em Florianópolis. Iniciou suas atividades desenvolvendo ações voluntárias de apoio a moradores de rua, servindo jantares na Praça XV de Novembro, e encaminhando aqueles com necessidades específicas para comunidades terapêuticas. A partir de 2012 a entidade transferiu-se para Içara onde atualmente presta atendimento a 32 mulheres, destacando-se como única na região a acolher grávidas.
Parte das vagas (12) são financiadas por meio de convênios com o governo federal, com o governo estadual pelo Projeto Reviver (10 vagas) e o restante são atendimentos sociais patrocinados pela própria comunidade. Também estão sob a tutela da entidade: uma grávida e quatro crianças com idades entre sete meses a três anos de idade. Hoje a fila de espera para atendimento passa de cem inscritos. A presidente destacou o índice de 75% de recuperação e os cursos oferecidos às pacientes, voltados principalmente à formação profissional. "Temos que fazer a nossa parte, pois só assim teremos uma sociedade mais justa onde todos os seres humanos têm os mesmos direitos. Direito à vida, sem exclusão social", concluiu Rosane.
Os deputados Sargento Amauri Soares (PSOL) e Padre Pedro (PT) parabenizaram e exaltaram a importância do trabalho desenvolvido pela comunidade. Kennedy Nunes (PSD) comemorou as ações desenvolvidas pelo governo ressaltando que o problema das drogas também é um problema de saúde e de segurança pública. “Não é só o processo químico, é espiritual também.” O deputado Ismael dos Santos (PSD) destacou o Programa Reviver do governo estadual: “1 milhão de reais estão sendo investidos todos os meses para garantir, ao menos, mil vagas para tratamento de dependentes no estado de Santa Catarina”.
26 de julho
A data foi definida pela Assembleia Geral da ONU através da Resolução 42/112, de 7 de Dezembro de 1987, implementando recomendação da Conferência Internacional sobre o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, realizada em 26 de junho do mesmo ano, ocasião em que se aprovou o Plano Multidisciplinar Geral sobre Atividades Futuras de Luta contra o Abuso de Drogas. O Brasil adotou-o como Dia Nacional de Combate às Drogas. (ONU/Wikipédia)
Agência AL