Comitiva italiana de Malo é recepcionada no Parlamento catarinense
Uma delegação da cidade de Malo, na Itália, visitou a Assembleia Legislativa na manhã desta quinta-feira (17). A comitiva foi recepcionada pela deputada Dirce Heiderscheidt (PMDB) no gabinete da presidência da Casa. A visita de cortesia teve o objetivo de apresentar e aproximar o Parlamento catarinense da região de origem do grupo de políticos italianos.
Participaram do encontro, solicitado pelo deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), o prefeito e secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Roberto Sette; a secretária municipal de Política Social, Irene Salata; e o vereador, Maurízio Cogo, todos da comuna de Malo. A comitiva foi acompanhada pelo vereador Aroldo Frigo Júnior, do município de Nova Veneza, no sul de Santa Catarina.
Entre a cidade italiana e a catarinense foi firmado um pacto de amizade que prevê a colaboração em termos socioeconômicos. "Nosso município tem uma ligação muito forte com a região de Vêneto e suas províncias. Esse pacto de amizade vem fortalecer ainda mais esta relação", ressaltou Frigo Júnior. O vereador é o autor da lei que sela o acordo e considera Malo e a cidade catarinense irmãs. O encaminhamento será avalizado pelos ministérios das relações exteriores do Brasil e da Itália. "Esse pacto trará benefícios para Nova Veneza na área social, cultural e socioeconômica. Principalmente aos empresários de ambas as nacionalidades que queiram investir e que possam servir para o aprimoramento das empresas de Nova Veneza."
De acordo com o prefeito de Malo, Roberto Sette, o objetivo da visita também foi trazer e enaltecer a cultura italiana que une o povo de Santa Catarina ao povo da comuna italiana.
A deputada Dirce Heiderscheidt enalteceu a importância de se estreitar a amizade e fortalecer a parceria entre os dois países. "É muito importante esta parceria, haja vista que temos muitos descendentes de italianos aqui no nosso estado, principalmente na região sul. É muito importante esta ligação não só pela parte cultural, mas também pela parte econômica. Este é o papel do parlamento, de estar buscando os anseios dos investidores de outros países no sentido de que possamos ajudá-los e fazer que a nossa economia também melhore, para que possamos abrir novos caminhos, novos horizontes"
Malo
Malo é uma comuna, ou seja, o equivalente a um município brasileiro, com aproximadamente 15 mil habitantes, pertencente à província Vicenza, da região do Vêneto, no norte da Itália, localizado a 429 km de Roma.
Agência AL