Comitiva de Santa Rosa de Lima divulga a 17ª edição da Gemüse Fest
Santa Rosa de Lima, no Sul do estado, realiza entre os dias 3 e 5 de maio a 17ª edição da Gemüse Fest. O evento foi divulgado pela comitiva do município, que veio à Assembleia e ocupou da tribuna do Plenário Deputado Osni Régis na tarde desta quarta-feira (24) a convite do deputado Padre Pedro Baldiserra (PT).
Conforme o prefeito Salésio Wiemes, a festa marca o aniversário de 62 anos de emancipação de Santa Rosa de Lima, que conta atualmente com 2,5 mil habitantes e fica a 125 quilômetros de Florianópolis. “É uma festa que celebra nossas tradições e traz o melhor da culinária típica, além de muitas atrações culturais”, afirmou o prefeito, que destacou o título de Capital Catarinense da Agroecologia dado ao município em 2007.
O prefeito ocupou a tribuna acompanhado da secretária municipal de Juventude, Turismo e Cultura, Lucilene Assing, e pela realeza da festa, formada por Layane Soares (rainha), Daniela Kulkamp (1ª princesa) e Milene Dutra (2ª princesa). A secretaria lembrou que além da agroecologia, Santa Rosa é referência em turismo rural e conta com paisagens naturais diferenciadas por situar-se na encosta da Serra Geral.
O nome da festa faz alusão ao gemüse, um prato típico alemão, reconhecido como patrimônio imaterial de Santa Rosa de Lima, feito a base de batata e couve e que recebe carne de porco defumada em sua versão local.
O deputado Padre Pedro, autor da lei que reconheceu Santa Rosa de Lima como Capital Catarinense da Agroecologia, destacou a importância da festa. “Quero parabenizar Santa Rosa de Lima pelos 62 anos, uma história bonita, construída por muitas mãos”, disse.
O deputado Mário Motta (PSD) também se manifestou sobre o evento, do qual foi mestre de cerimônias na primeira edição.
A programação completa da 17ª Gemüse Fest está disponível no site da Prefeitura de Santa Rosa de Lima.
Agência AL