Comitiva da União Europeia visita Parlamento catarinense
Uma comitiva formada por seis executivos da União Europeia foi recepcionada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Joares Ponticelli (PP), na tarde desta quarta-feira (23). O encontro promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), através do Programa Brasil no Mundo, do governo federal, busca promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
Segundo os organizadores, a comitiva que está no Brasil visitou o Distrito Federal e Santa Catarina e teve a oportunidade de conhecer um pouco do processo legislativo brasileiro. Para eles, o conhecimento possibilita a promoção de políticas públicas, além da abertura de mercado. “A agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais. As visitas realizadas com formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios, também têm por objetivo fortalecer o potencial do Brasil”, ressalta Ana Paula Repezza, gerente da ApexBrasil .
Durante o encontro, Ponticelli destacou a satisfação de receber a comitiva, e a importância de estreitar as relações entre o Parlamento e a União Europeia. Com essa visão, o parlamentar fez menção à Diretoria de Relações Internacionais, criada recentemente para ampliar este trabalho de intercâmbio de experiências e negócios. “O interesse de se conhecer a estrutura e o trabalho do Parlamento, que tem referência nacional, mostra o quanto nosso Estado tem reconhecimento internacional”.
Na ocasião, Ana Paula enfatizou que o programa desenvolvido há quatro anos possibilita que estes formadores de opinião venham ao Brasil conhecer a realidade do país. “Dentro desse processo, que promove o conhecimento, é possível desfazer qualquer tipo de imagem enviesada que possa existir a respeito do Brasil e seus municípios”, frisou.
Segundo ela, a cada ano existe uma mudança no roteiro, onde são apresentados estados diferentes, em especial os que não são tradicionalmente conhecidos pelos estrangeiros. “Nesta missão, a atividade resulta na promoção de políticas públicas e abertura de mercado entre o Brasil e a União Europeia, possibilitando que qualquer imagem errônea existente com relação ao Brasil seja eliminada, apresentando assim uma percepção mais realista e melhor do país”.
Em Brasília, no Superior Tribunal Eleitoral, a comitiva conheceu o processo de votação eletrônico e os europeus ficaram impressionados com a rapidez de adquirir o resultado de uma eleição, de forma inclusiva. “Neste momento em que a União Europeia e o Mercosul voltam a aquecer o mercado, esse processo de conhecimento do processo legislativo fortalece a imagem do Brasil, atuante, com a democracia forte”, exemplificou Ana Paula.
Sala de Imprensa