Comitiva da Associação de Cidades-Irmãs de China visita a Alesc
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Silvio Dreveck (PP), e o vice-presidente, Aldo Schneider (PMDB), receberam nesta terça-feira (6), em nome do Parlamento catarinense, a visita de uma comitiva da Associação das Cidades-Irmãs da China (Cifca), liderada pelo secretário-geral da entidade, Qing Boming. Os chineses conheceram a sede do Legislativo catarinense e depois almoçaram com os parlamentares.
A comitiva veio em missão de prospecção de negócios e intercâmbio cultural. Boming relatou, durante o encontro com os parlamentares catarinenses, ter percebido que a população brasileira tem muito interesse em aprofundar laços com os chineses. Durante as agendas em Santa Catarina, o dirigente prospectou oportunidades de irmanamento de cidades. Ele convidou os parlamentares para a conferência de cidades-irmãs dos países que fazem parte dos BRICs (agrupamento econômico composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), que será realizada na China no mês de julho.
O deputado Silvio Dreveck afirmou que o “estreitamento do relacionamento com os chineses pode resultar em outras oportunidades de negócio. Além de apresentar aos chineses dados sobre a infraestrutura e a economia catarinenses, o presidente explicou como o Parlamento estadual funciona e quais as suas atribuições.
O deputado Kennedy Nunes (PSD), autor do convite aos visitantes e entusiasta da relação Brasil/China, complementou que o Parlamento é composto por 40 deputados que representam diferentes segmentos e regiões, com estreito vínculo com os municípios. Kennedy enfatizou que Santa Catarina e Henan são consideradas províncias-irmãs e que pela primeira vez a Assembleia Legislativa foi protagonista na organização de uma missão internacional ao estado.
Agência AL