Comissão mista realizará workshops regionais para divulgar premiação
A Comissão Mista de Responsabilidade Social realizará a partir de julho workshops regionais para orientar as empresas e entidades interessadas em participar da edição 2014 da Certificação e do Troféu Responsabilidade Social. O calendário de atividades foi apresentado durante a reunião da comissão, realizada na tarde desta segunda-feira (16).
Os workshops devem ser realizados em São Miguel do Oeste, Joinville, Lages, Chapecó, Jaraguá do Sul, Brusque, Criciúma e São José. A previsão é que eles tenham início em julho e prossigam até setembro. Além desses encontros, o calendário de atividades da comissão traz as visitas técnicas que serão realizadas a dirigentes de entidades representativas, com o objetivo de divulgar a premiação, além de eventos paralelos, que são organizados pelos parceiros da iniciativa.
“Há muitas empresas que desenvolvem ações de responsabilidade social, mas não publicam seu balanço social, o que impede a participação delas no prêmio. Nosso objetivo com as visitas técnicas e os workshops é mobilizar e incentivar essas empresas a publicarem seu balanço”, explica Adelita Adiers, presidente da Comissão Mista de Responsabilidade Social. O calendário ainda depende de aprovação dos membros da comissão.
Durante a reunião desta segunda, a comissão concluiu a revisão do edital para a premiação deste ano. O documento será enviado para análise da Procuradoria Jurídica da Assembleia. Os membros da comissão também conheceram o tema da campanha publicitária para divulgação da premiação, que terá como símbolos a gralha azul e o pinhão.
Parceiros
Além do Parlamento, participam da Comissão do ano de 2014 a Associação Catarinense de Rádio e Televisão (Acaert), Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC) e Associação Catarinense de Imprensa (ACI), Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina (Cejesc), Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência (Conede), o Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Federação das Associações Empresariais de Santa (Facisc), Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Fampesc), Fundação do Meio Ambiente (Fatma), Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina (Fecomércio), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Organização das Cooperativas de Santa Catarina (Ocesc), Observatório Social de Florianópolis (OSF) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae).
Objetivos do Prêmio e Certificação de Responsabilidade Social
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina, com base na Lei 12.918, de 23 de janeiro de 2004, instituiu o Certificado de Responsabilidade Social de Santa Catarina e o Troféu Responsabilidade Social - Destaque SC, tendo por finalidade reconhecer e destacar as empresas privadas e entidades com fins não econômicos que tenham a responsabilidade socioambiental incluída em suas políticas de gestão visando à promoção do bem-estar da sociedade e à preservação ambiental.
As entidades concorrem em uma única categoria. Já as empresas concorrem em três categorias, de acordo com o faturamento anual (micro/pequena, média e grande empresa). Dentro de cada categoria há dois segmentos (indústria e comércio/serviços/turismo).
Agência AL