Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
04/06/2013 - 16h23min

Comissão elenca sugestões para divulgação do centenário de Willy Zumblick

Imprimir Enviar
Comissão Mista Especial - Willy Alfredo Zumblick. Foto: Miriam Zomer

A primeira reunião da comissão especial responsável pela comemoração do centenário de nascimento do artista plástico Willy Zumblick realizada nesta tarde (4), na Assembleia Legislativa, elencou sugestões para programação alusiva à data. Apreciador das obras do artista, o presidente do Poder Legislativo, deputado Joares Ponticelli (PP), destacou a importância da divulgação dos trabalhos de Zumblick, na sociedade catarinense. “Temos o orgulho de apoiar, resgatar e preservar estas obras. A partir de trabalhos artísticos produzidos, entre telas, painéis, esculturas e caricaturas, Zumblick retratava com muito brilho a história de Santa Catarina e suas tradições culturais”.

Composto por servidores do Parlamento, pesquisadores e representantes da Prefeitura de Tubarão e da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), o grupo apresentou algumas propostas de atividades para marcar o centenário, entre elas a realização de uma sessão especial do Parlamento catarinense em Tubarão, no dia 26 de setembro, data de nascimento do artista, que faleceu em 3 de abril de 2008, aos 94 anos de idade.

Representando a família Zumblick, o filho caçula Marcus Geraldo ressaltou a satisfação de ver o Parlamento catarinense empenhado em resgatar e divulgar os trabalhos elaborados pelo pai em 75 anos de atividades artísticas. Segundo ele, uma vida dedicada à arte e à cultura de Santa Catarina.  “Nosso maior propósito com a divulgação é não deixar o legado que representa a cultura do estado no esquecimento”.

Empenhados no resgate da produção artística do pintor, os historiadores Valmiré Rocha dos Santos e Volnei Martins Bez apresentaram projetos que visam a publicação de uma cartilha educativa sobre o legado do artista tubaronense e uma exposição com reproduções das obras em telas digitais de LED para marcar o centenário. Segundo os especialistas, cerca de 1.200 trabalhos já foram catalogados, porém estimasse que foram encontradas até 3 mil peças. Na ocasião, os historiadores também manifestaram a intenção de avaliar as possibilidades de tombar a casa onde viveu Zumblick.

Presente na reunião, a diretora de Cultura da Unisul, Valdézia Pereira, informou que dentro do calendário cultural da universidade está o centenário de Zumblick. “Durante o mês do centenário, em setembro, estaremos oferecendo atividade de ensino, pesquisa e extensão, com o envolvimento do curso de moda que possui sua coleção inspirada nas obras desse importante pintor. Além do projeto de criação de um DVD com leituras de obras de artes e a criação de um catálogo para distribuir entre entidades educacionais e culturais”.

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar