22/04/2009 - 13h13min
Comissão Especial aprova relatório para a escolha do novo conselheiro do TCE
A Comissão Especial aprovou, na manhã de hoje (22), o relatório final com os 15 nomes dos candidatos aptos à vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Após a publicação do relatório, apresentado pelo deputado Elizeu Mattos (PMDB), o Plenário terá 48 horas para a votação do novo conselheiro do TCE, que ocorrerá em sessão especial, em turno único e pelo voto secreto da maioria relativa.
Dos 18 inscritos, três não preencheram requisitos indispensáveis exigidos no processo e foram desclassificados. Um, por não ter a idade mínima – 35 anos - e, os outros dois, por não apresentarem a documentação necessária.
Instalada no dia 1 de abril deste ano, a Comissão Especial realizou, no último dia 16, a sabatina dos candidatos. Conforme o presidente Joares Ponticelli (PP), “a oitiva foi uma inovação que garantiu a transparência do trabalho”. Ele afirmou que é consenso entre os membros que a missão foi cumprida com responsabilidade e engajamento de todos.
Como relator da proposição encaminhada pelo TCE, Mattos enfatizou que “o principal objetivo do processo foi o de não cercear o direito de ninguém participar.” (Andreza de Souza/Divulgação Alesc)
Candidatos aptos: Anadir Gianesini Modesti; Celso Guerini; Euclides Rosa; Flávio da Cruz; Herneus de Nadal; Jonas Manoel Machado; José Gilberto da Silveira; Luiz Antônio Costa; Luiz Fernando Ferreira da Costa; Marcelo Henrique Pereira; Neli de Souza Pinto; Pedro Paulo Schramm; Renato Luiz Hinnig; Roberto Luiz Salum; Rogério Mendonça.