Comissão debaterá sistema penitenciário e serviços públicos estaduais
Reunida na manhã desta terça-feira (14), a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Assembleia Legislativa teve como destaque a aprovação da realização de duas audiências públicas. Atendendo a requerimento do deputado Dirceu Dresch (PT), o colegiado discutirá as atuais condições do sistema penitenciário do estado, evento para o qual serão convidados representantes das secretarias de Estado da Justiça, da Segurança Pública, Saúde, Desenvolvimento Econômico e lideranças sindicais.
A outra audiência, em conjunto com a Comissão de Saúde, atende a pedido do deputado Mário Marcondes (PR), e visa discutir a segurança dos servidores e usuários de serviços públicos no estado. As datas e locais de realização dos eventos ainda serão marcados pela comissão.
Eletrificação rural no RS e em SC
Outro destaque da reunião foi uma explanação realizada pelo deputado da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Adolfo Brito (PP), sobre as medidas que estão sendo tomadas pelo estado vizinho para melhorar a oferta de energia no setor rural. Brito, que preside a Comissão de Agricultura do Legislativo gaúcho, pediu o apoio dos deputados catarinenses para a criação, pelo governo federal, de um fundo voltado ao desenvolvimento energético nos estados. “Os jovens estão deixando o campo devido à falta de estrutura para atender as atividades agrícolas, por isso sentimos uma necessidade urgente de focar nesse aspecto.”
O pronunciamento de Brito recebeu o apoio dos deputados Serafim Venzon (PSDB), Natalino Lázare (PR) e Fernando Coruja (PMDB) “Esta também é também uma das principais demandas do nosso estado, dentre as muitas nas quais podemos estabelecer uma cooperação”, resumiu Coruja.
Dia do Líder Comunitário
Entre as matérias deliberadas pelo colegiado, destaque para a aprovação do Projeto de Lei 173/2015. A proposta, de iniciativa do deputado Mário Marcondes, tem por finalidade criar o Dia do Líder Comunitário, a ser celebrado, anualmente, em 5 de maio. Com o resultado, o texto segue para votação em plenário.
Agência AL