Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
12/03/2014 - 13h37min

Comissão de Turismo e Meio Ambiente recebe servidores da Fatma

Imprimir Enviar
Deputados ouviram reclamações dos servidores, que ameaçam entrar em greve. FOTO: Lucas Gabriel Diniz/Agência AL

A Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa recebeu, na manhã desta quarta-feira (12), representantes da Associação dos Servidores da Fundação do Meio Ambiente (Fatma). Eles pediram o apoio dos deputados e relataram os problemas que dificultam as negociações salariais com o governo estadual.

Os servidores apresentaram aos membros da comissão um documento com as justificativas para a ameaça de greve, em que destacam os principais problemas encontrados no órgão, entre eles a defasagem salarial. De acordo com o documento, dos 510 cargos do quadro, 230 estão vagos, o que resulta em uma média de 844 processos ativos de licenciamento por servidor. A evasão dos nomeados nos concursos de 2008 e 2011 é de praticamente 50%.

"Estamos perdendo expertise, pois não há tempo suficiente para treinar os servidores concursados por aqueles que estão se aposentando. Eles preferem assumir cargos em outros órgãos ou mesmo na iniciativa privada onde encontram a possibilidade de uma remuneração melhor", comentou Berenice Martins da Silva, engenheira de Meio Ambiente da Fatma.

O aumento da demanda de pedidos de licenciamento e a baixa ocupação do quadro de servidores criam uma situação classificada pela deputada Ana Paula Lima (PT), presidente da comissão, como "alarmante". Os deputados comprometeram-se a estabelecer um canal de comunicação com o governo, através do seu líder na Assembleia, o deputado Aldo Schneider (PMDB), e reforçar junto ao secretário de Estado da Fazenda, Antonio Gavazzoni, as reivindicações apresentadas. "Estamos correndo contra o tempo, esses servidores são essenciais ao governo", observou Ana Paula.

Selo Verde +
A Comissão de Turismo e Meio Ambiente também aprovou o PL 116/13, da deputada Angela Albino (PCdoB), que dispõe sobre a criação do Selo Verde +. O selo destaca os municípios que tenham na sua área urbana, no mínimo, uma árvore a cada cinco habitantes.

Giovanni Kalabaide
Agência AL

Voltar