06/10/2009 - 17h38min
Comissão de Transportes realiza audiência pública em Seara
A revitalização da SC-283, que liga Concórdia, Seara e Chapecó, e a implantação do contorno viário na entrada de Seara, reivindicadas há mais de 17 anos pelos moradores da região, poderão ser contempladas pelo BID V. Este foi um dos encaminhamentos tirados ontem (5) durante a audiência pública promovida pela Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa em Seara.
O evento, proposto pelos deputados Moacir Sopelsa (PMDB) e Dagomar Carneiro (PDT), reuniu aproximadamente 300 pessoas no Clube SER Searaense e foi presidido pelo deputado Reno Caramori (PP), presidente da comissão. O deputado Marcos Vieira (PSDB) também participou da audiência e falou sobre a importância de empréstimos internacionais para este tipo de obra.
De acordo com relato de membros da comunidade que compareceram à audiência, desde 1992, quando foi feita a pavimentação asfáltica do trecho, houve um grande incremento no fluxo de caminhões, especialmente por conta da movimentação de produtos das indústrias da região. Com isso, cresceu também o número de acidentes. Só em 2008 foram registrados seis acidentes com vítimas na Rua Três de Abril, que dá acesso ao município de Seara.
A prefeita Laci Grigolo (PDT) destacou que a cidade, hoje, tem 20 mil habitantes e um grande movimento econômico. “Retirar o fluxo de cargas da área urbana é um pedido antigo nosso. Esperamos que esta audiência resulte em solução para a busca de recursos com vistas à elaboração do projeto de engenharia e, depois, de verbas estaduais e federais para a efetivação do contorno viário.”
Reno Caramori afirmou que a revitalização da rodovia é uma necessidade urgente e que a solução para o caso vai depender da vontade política do governo. “É o Executivo que tem a caneta, que tem o orçamento e que, portanto, tem a responsabilidade”, disse. Já Moacir Sopelsa avaliou que a obra é cara, de grande porte e complexa devido à topografia do local, caracterizado por um declive muito acentuado. “Vamos, aos poucos, buscar soluções possíveis para atender ao pleito.” Dagomar Carneiro anunciou que o assunto será levado para debate na Assembleia, governo e secretarias de Estado. “Temos que movimentar a classe política porque esta é uma reivindicação de muito tempo. A sociedade de Seara e da região merece uma resposta.”
O BID V já está sendo viabilizado pelo governo estadual. O valor do financiamento que foi aprovado pela Assembleia Legislativa é de R$ 50 milhões. (Andréa Leonora/Divulgação Alesc, com informações de Suelen Costa, da TV AL)